terça-feira, 1 de junho de 2010

2010-01060032 - - MAIS UMA VEZ....... SACOLINHAS PLÁSTICAS.

SOU PAULO F. MACHADO, (DOM PAULO DE BEL), TÉCNICO EM POLÍMEROS FORMADO NA FAETEC-RJ E COM MUITO APRENDIZADO PELO INSTITUTO DE MACROMOLÉCULAS ELOISA MANO LIGADO A UFRJ.

PARTICIPO DE TODOS OS EVENTOS QUE CONSIGO SOBRE POLÍMEROS E QUASE TODAS AS PALÉSTRAS FALA-SE SOBRE ESSE PRODUTO.

PERCEBO QUE HÁ UMA INFLAMAÇÃO SOBRE AS SACOLAS PLÁSTICAS OFERECIDAS NOS MERCADOS. MAS SE VOLTARMOS ATRAZ, HAVIA TAMBEM, UMA CAMPANHA CONTRA AS GARRAFAS PET E QUE HOJE, MESMO CONTINUANDO A INFESTAR OPS RIOS, LAGOAS E MARES DO NOSSO PAÍS, NÃO SE HOUVE MAIS AQUELA EUFORIA SOBRE AS MESMAS. PORQUE SERÁ????

SERÁ QUE UMA COCA-COLA DA VIDA ENTROU NA BRIGA CONTRA AS VOCIFERAÇÕES DE AMBIENTALISTAS RADICAIS???

OU SERÁ QUE ESGOTADO AS PALAVRAS CONTRA AS GARRAFAS, PERCEBERAM QUE O REPROCESSAMENTO DO PRODUTO PODE TRAZER BENÉFICIO??

QUANTO ÁS SACOLAS PLÁSTICAS PODE HAVER A MESMA COISA.

MINISTROS E SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE DEVERIAM FORMAR UMA COALISÃO PARA TRATAR DESSE ASSUNTO PENSANDO NO REPROCESSAMENTO DO PRODUTO.

ISSO GERARIA TUDO DE BOM PARA O PAÍS. MAIS EMPREGOS, MAIS ARRECADAÇÃO, MAIS, MAIS, MAIS E MAIS DE TUDO. FAVORECERIA A POPULAÇÃO E AOS GOVERNOS. MENOS FALAÇÃO E MAIS AÇÃO E SOLUÇÃO PARA UMA COISA QUE HOJE, É PROBLEMA.

QUATO AOS PRODUTOS BIODEGRADAVEIS ACHO QUE DEVEM SER CHAMADOS DE PRODUTOS COM DEGRADAÇÃO INDUZIDA, POIS OS BIOS SÃO MUITO MAIS DIFICEIS DE ACONTECER EM PORODUTOS QUIMICOS DESSA NATURESA. JÁ OS DE DEGRADAÇÃO INDUZIDA ESTARIAM MAIS VULNERAVEIS A AÇÃO DO AGENTE DE DEGRADAÇÃO. ISTO É, O PRODUTO BASE (plástico) SER ATACADO PELO AGENTE DE DEGRADAÇÃO, PRODUZINDO O SEU FIM. É O QUE SE TENTA FAZER ATÉ HOJE E NÃO SE ENCONTROU, AINDA, A TAL FORMULA CERTA.

AINDA NÃO SE ACHOU UM PLÁSTICO “BIO” DEGRADAVEL DE VERDADE, ATÉ HOJE, SOMENTE TEMOS OS DE DEGRADAÇÃO INDUZIDA. ALGUEM SABE ME DIZER O QUE DEGRADA PETROLÉO???

ESSA DIFERENÇA NOMINAL “BIO” E “INDUÇÃO” SÃO A CHAVE PARA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA. – BIO, TRADUS QUE DEGRADE POR SI SÓ, COMO O NOSSO CORPO, APÓS A MORTE. INDUÇÃO, JÁ NOS REMETE A AÇÃO DE AGENTES AGREGADOS AO PRODUTO BASE PARA POSTERIOR AÇÃO DE DEGRADAÇÃO. COMO A ADIÇÃO DE OXIDOS, TEMPERATURA, PH ETC..

OS PLÁSTICOS QUE TEMOS POR AI, ATÉ AGORA SÃO DE DEGRADAÇÃO INDUZIDA. FALTA DESCOBRIR A FORMULA PARA UMA DEGRADAÇÃO TOTAL. E É ISSO QUE NÃO SE TEM ATÉ AGORA. QUEM ENCONTRAR ESSA SOLUÇÃO COLOCARÁ O NOME NA ESTÓRIA.

TEMOS QUE MUDAR ESSE NOME DE “BIO” PAR OUTRO QUE IDENTIFIQUE A DEGRADAÇÃO INDUZIDA. QUETAL “INDUDEGRADAVEL”.

TEMOS QUE APRENDER A TIRAR ALGUM PROVEITO DO QUE NÃO É BOM. SE O PLASTICO NÃO SE DEGRADA POR INTEIRO, VAMOS APRENDER A REUTILIZAR O QUE SOBRA DELE.

NÃO FOI ASSIM QUE A INDÚSTRIA PETROQUIMICA APRENDEU A UTILIZAR O GÁS QUE SE JOGAVA FORA NO AR???

QUANDO SE QUER SE FAZ.

SOU DOM PAULO DE BEL,
TÉCNICO EM POLÍMEROS
(21) 9288 7638 -(21) 9661 5709
SINDICATO DO POVO – UM GRITO PELO SEU DIREITO

Um comentário:

  1. AI CARA VC TEM RAZÃO ESSA ISTORIA DE QUE O SACO DO MERCADO É LIXO É COISA DE AMBIENTALISTA QUE NAO TEM O QUE FAZER

    BRIGAR COM A COCACOLA NINGUEM AGUENTA

    PARABENS
    VC TEM CORAGEM DE DIZER O QUE OS CARA S NÃO TEM

    ResponderExcluir

SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE. COMENTE A VONTADE, MAS NÃO OFENDA SEM ANTES TER AS GARANTIAS DO QUE VC ESCREVE, POIS VC SERÁ O RESPONSAVEL PELO QUE DIZ.

Atravez de seus comentários poderemos mudar algumas conciências nesse mundo. Comente com a sua opinião para que todos possam debater e IDENTIFIQUE-SE NO FINAL, mesmo que poste a matéria como ANONIMO. MUITO OBRIGADO.