terça-feira, 26 de abril de 2011

2011-26040078 - INJUSTIÇA SOCIAL E POLÍTICA INJUSTA FEITA PELO PSB-40

JUSTIÇA SOCIAL OU PILITICA SÉRIA? CADE??
PARA OS QUERENTA ALUNOS DO CETEP BELFORD ROXO.


Vejo, durante essa semana a propaganda eleitoral veiculada pela tv, de modo obrigatório e gratuito, que os poderes de comando publico-político impõem ao povo eleitor. Nessa semana é a do PSB-40 -  Partido Socialista Brasileiro, que de “SOCIALISTA”, NADA TEM. Um partido que prega, em seu slogan, a ”JUSTIÇA SOCIAL”, mas que anda contra o que prega.

Vi, em alguns desses flashes, algumas coisas que me chamaram a atenção. Rubens Andrade aparece dizendo que “POLÍTICA É COISA SÉRIA”. É fato que se política é coisa séria, então porque o Senador Roberto Requião, (PMDB-PR), irritou-se com um repórter que lhe perguntou sobre sua arrogante aposentadoria dada pelo Governo do Estado do Paraná??? A seriedade estaria em o senador responder sobre a questão, mesmo porque, ela até poderia elevar seu nome a “BONZINHO” se o senador encontrasse uma resposta que lhe favorecesse; E isso não seria difícil para nenhum político que aprende essa arte enganatória muito bem.

Antes que se diga que a “COISA SÉRIA” é do partido, direi que só se for levado a sério ás falcatruas internas do partido ou de seus mandatários, pois, estranho em ver o Presidente do partido, o Deputado Federal e atual Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, o Sr. Alexandre Cardoso, dizer que sob sua direção tem-se “ESCOLAS MODERNAS” referindo-se aos “CVT’s”.

Os CVT’s são unidades subordinadas a FAETEC e que surgiram logo no inicio do primeiro governo do Pinóquio Cabral tendo a frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia o Sr. Alexandre Cardoso. A FAETEC mantem também, entre outros tipos de unidades, Escolas Técnicas Estaduais; Unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Industrial e Comercial; Institutos Superiores de Educação e Tecnologia, e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante. CETEP é uma unidade que ministra cursos profissionalizantes, que na estrutura da FAETEC são apresentados com vários nomes (Educação Continuada, Idiomas, Formação Técnica, Qualificação Profissional, etc.).

CVT’s e CETEP’s, o que são afinal??? CVT, uma escola moderna cheia de coisas novas, bem montada, aparelhada, completa na sua estrutura administrativa e pedagógica. CETEP’s, uma unidade onde se professa tudo o que o CVT se propõe, só que relegado ao descaso com a finalidade de acabar com eles para dar lugar aos “CVT’s”. Apenas uma questão de nomenclaturas, abreviaturas e siglas, mas, que fazem a mesma coisa. Também, uma questão de vaidade pessoal de um político querendo colocar seu nome na história, copiando BRIZOLA e DARCI com os CIEPES e sua estrutura administrativa física. Enfim, CVT’s e CETEP’s, ensinam profissões.

O egoísmo e a vaidade pessoal de alguns políticos da atualidade provocam a diferença no tratamento dado a cada unidade. Os CVT’s, criação e a menina dos olhos do Sr. Cardoso, recebe, dele, toda a atenção, todo material necessário, o apoio logístico, conforto administrativo, etc. Os CETEP’s, relegados a último plano no quesito “ATENÇÃO” pela FAETEC e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, falta de tudo. Direção sem atenção (a não ser para a locação de computadores), falta de professores, de material didático (a não ser para os cursos a distancia –  CEDERJ/CECIERJ), merenda para os alunos, material de apoio e atenção profissional aos servidores. Conta ainda com a determinação do Sr. Secretário em acabar com certos cursos em nome de uma tal de “VOCAÇÂO” atribuída a “REGIÃO” e não ao indivíduo. É o caso do curso TÉCNICO EM POLÍMEROS, do CETEP Belford Roxo que com a intensão de “NÂO” se construir o laboratório esvaziou-se e não se faz mais concurso para tal unidade desviando, os candidatos para o CVT de Saracuruna, curral eleitoral do Sr. Cardoso e um lugar mal servido de transporte para os horários do curso, para quem vem de outras localidades e só permitindo que aspirem a essa carreira os moradores da região.

Os alunos do curso de polímeros do CETEP Belford Roxo juntam-se a outros tantos de outros cursos e unidades subordinadas a FAETEC com problemas semelhantes. Desde falta de professores em cursos mal projetados a até, falta de estágios e consequente diplomação daqueles que terminaram os cursos.

ONDE ESTA A JUSTIÇA SOCIAL PREGADA PELO PARTIDO?


A legislação brasileira prega que “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI”. Prega a igualdade de direitos a todos os cidadãos, mas os governantes não procedem dessa forma e tratam os candidatos e alunos da FAETEC de formas diferentes.  Aos alunos dos CVT’s, “TUDO”. Aos alunos dos CETEP’s, “NADA”. Dois modos e duas maneiras de tratamento para cada tipo de unidade. Aos CVT’s – LOUROS. Aos CETEP’s – ESPINHOS.

 Além da diferença mostrada até aqui, há também, outro fato discriminatório praticado pela FAETEC sob determinação da Secretaria de Ciência e Tecnologia que se pode considerar pior. Trata-se da discriminação regional aplicada politicamente. Inauguram-se muitas unidades por todo o estado, mas, inauguram-se muito mais unidades em um só município, o de Duque de Caxias. Caxias tem mais unidades do que qualquer outra cidade. Tem oito unidades e inaugura-se a pedra fundamental para mais uma, mais um CVT em Santa Cruz da Serra. Caxias tem de todos os cursos espalhados pelo seu chão. Caxias tem as unidades mais bem aparelhadas. O maior número de CVT's. O maior número de CETEP’s. Tudo isso porque é a cidade base eleitoral do Sr. Secretário de Ciência e Tecnologia. Nilópolis, Mesquita, Japerí e Queimados, somente uma unidade.Magé, Nova Iguaçu, Paracambi,São João de Meriti e Itaboraí, duas unidades. Porque Duque de caxias só perde para a Capital???

O povo de Duque de Caxias precisa e merece de escolas de qualidade. Isso não se discute, mas, o povo do restante do estado, também, precisa e merece de qualificação profissional e de cursos técnicos como o povo de Belford Roxo e os outros Municípios citados.

Quero destacar que o CURSO TÈCNICO EM POLÌMEROS DO CETEP BELFORD ROXO foi o pioneiro no Estado, merecendo ter a atenção que solicita.

Como diz o Sr. Cardoso na propaganda eleitoral da semana “A ESCOLA QUE MUDA A VIDA”, realmente mudou a vida de muitos postulantes a uma capacitação profissional Técnica de Nível Médio, para PIOR.

Como pioneiro, nessa área, era de se esperar alguma dificuldade, mas, a encarar obstáculos como o jogo contra, resistência, transferências dos alunos concursados para o Belford Roxo para o CVT de Saracuruna durante o curso, e o pior, a tentativa de acabar com o curso durante as aulas, de iniciativa do Sr. Cardoso.

Nitidamente é mostrada a obsquidade em transformar os Técnicos em polímeros ou plásticos em eleitores exclusivos do Deputado Secretário. Dos 125 (cento e vinte e cinco) candidatos aprovados para as duas turmas de Belford Roxo (2006 e 2007), para o Curso de Polímeros do CETEP Belford Roxo, apenas 40 (por ironia o mesmo número do partido PSB), terminaram o período de aulas. O restante não aguentou a pressão ou desacreditou e procurou outra alternativa.Desses 40, quase a totalidade ainda aguarda por um estágio para poder ser diplomado e não consegue. quando por algum motivo se consegue, a FAETEC tudo faz para não viabilizar colocando obstáculo em tudo. Em contra partida, os alunos do CVT de Saracuruna, conseguem com uma facilidade e sem nenhum obstaculo apresentado. PORQUE SERÁ???

Na opinião dos membros do PSB, isso é

JUSTIÇA SOCIAL” e “POLITICA LEVADA A SÉRIO”.

Sou Dom Paulo de Bel
Editor do 
SINDICATO DO POVO
UM GRITO PELA
VERDADEIRA JUSTIÇA SOCIAL
.
.
.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE. COMENTE A VONTADE, MAS NÃO OFENDA SEM ANTES TER AS GARANTIAS DO QUE VC ESCREVE, POIS VC SERÁ O RESPONSAVEL PELO QUE DIZ.

Atravez de seus comentários poderemos mudar algumas conciências nesse mundo. Comente com a sua opinião para que todos possam debater e IDENTIFIQUE-SE NO FINAL, mesmo que poste a matéria como ANONIMO. MUITO OBRIGADO.