NAVEGANDO PELA
INTERNET, MAIS ESPECIFICAMENTE PELO “LINKEDIN”, ENCONTREI ESSE ARTIGO QUE
COMENTAREI POR TÓPICO DIFERENTEMENTE DE COMO TENHO FEITO NORMALMENTE.
O TEXTO ORIGINAL
ESTARÁ NA COR NATURAL, "VERDE". MINHAS CONSIDERAÇÕES, ESTARÃO EM "AZUL", COMO DE
COSTUME E LOGO A SEGUIR DO PARAGRAFO A MERECER MEU COMENTÁRIO.
A SEGUIR, O
TEXTO E AS MINHAS CONSIDERAÇÕES.
Como a
Inteligência Artificial pode ajudar o Governo a ser mais eficiente?
Publicado em 19 de março de 2018 - https://www.linkedin.com/pulse/como-intelig%C3%AAncia-artificial-pode-ajudar-o-governo-ser-salom%C3%A3o-filho/?trk=eml-email_feed_ecosystem_digest_01-recommended_articles-4-Unknown&midToken=AQEwbpx4Dx8tSg&fromEmail=fromEmail&ut=2z4XekF6Gn08c1
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LINKENDIM.COM
Que o brasileiro não está (talvez nunca
esteve) feliz com os serviços públicos que recebe em troca dos impostos que
paga não é novidade. Uma pesquisa da Ipsos apontou que somos o segundo povo
mais insatisfeito com o atendimento prestado pelo Executivo com um índice de
70%, apenas 1% atrás dos mexicanos, que lideram o ranking da reclamação.
O Brasileiro se conforma com tudo. O Governo come
seu rabo e ele, o Brasileiro, ri a toa. Basta ter pão e circo; futebol e
cachaça; samba e mulher e o Brasileiro se contenta.
Com notas de 0 a 10 em uma outra pesquisa
do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas realizada em São
Paulo e no Rio de Janeiro, os piores serviços públicos avaliados foram saúde,
com nota 3,2, e segurança, com 3,6. Transporte recebeu 4,7 e universidades
ficou com 4,6, mesma nota de escolas e creches.
Como sempre, aquilo que deveria ser um direito
básico, garantido pela Constituição Federal (art. 5º), o Governo deixa a
desejar para manter o povo na ignorância e manipulá-lo.
Caso a média fosse 5 estavam todos
reprovados.
Os números
mostram que a equação (altos impostos + má gestão dos recursos públicos +
serviços de baixa qualidade) = (insatisfação + desperdício + corrupção).
Essencialmente, o maior desafio na gestão pública está na captura e análise de
dados para estruturar planejamentos mais eficazes que resultem em um melhor
atendimento ao cidadão.
Capturar dados é fácil. O impossível é algum
político usar esses dados a favor do povo. Sempre são usados em favor próprio ou
de seu clã. (clã = Partido, grupo, turma, QUADRILHA).
Processar exabytes de informações e
transformá-las em indicadores que aprimorem e acelerem a engrenagem da máquina
pública se tornou o maior desafio dos governantes. Justiça seja feita, o e-gov
(governo eletrônico) já vem fazendo avanços importantes no Brasil com a
estruturação de serviços em canais digitais.
Avanços imensos foram feitos quando o “e-gov”
estava sendo usado para promover estudos a favor da corrupção e do afano do
dinheiro público. Atualmente os Governantes, sempre políticos, não teem
interesse nessa ferramenta para uso a favor do povo.
Mas o cidadão brasileiro ainda passa muitas
horas na fila e muitas vezes volta para casa com as mãos abanando. Paga
tributos altos e não consegue atendimento nos hospitais, sofre com o transporte
público e lamenta não encontrar uma escola que garanta uma educação de
qualidade aos filhos.
CLARO!!! Eles moram no Brasil. São Brasileiros,
Chegam no ultimo minuto e fazem fila pra reclamar, pois isso, é uma diversão e
Brasileiro adora uma diversão.
Se quiser dar um salto e sair da lanterna
nos rankings da qualidade dos serviços públicos, nossos próximos governantes
precisarão definir políticas públicas claras para investimentos em tecnologia,
especialmente em setores que ajudem a desburocratizar e melhorar a
produtividade, trazendo, em outras palavras, inteligência aos processos
administrativos e uma melhor governança.
E, desde quando político (com ou sem mandato
eletivo), tem interesse em fazer isso? Quanto pior, melhor.
Até aqui a Internet nos permitiu construir
uma enorme base de dados. Nestas duas décadas em que nos tornamos uma sociedade
conectada, colocamos nos servidores e depois na nuvem um acervo de conhecimento
que nos levará agora, com o avanço da Inteligência Artificial, para uma nova
Era.
Essa “BASE DE DADOS” deve conter os dados que
controlam os direitos do povo. Se, ainda não é isso, com certeza, um dia será
revelado que serviu para isso.
As máquinas (mais e mais) inteligentes
estão avançando em inúmeros setores da iniciativa privada – no mercado financeiro, no
agronegócio, na saúde, na educação, na indústria automotiva. Desnecessário
dizer que os próximos anos, décadas serão decisivos na germinação de uma nova
economia resultante da revolução digital – a economia dos algoritmos.
As maquinas mostram-se favoráveis ao progresso,
mas, percebam que o autor do texto, deixa claro que é na “INICIATIVA PRIVADA”.
NADA NO SETOR PÚBLICO.
E nos Governos, em todas as esferas, não
poderá (esperemos que não) ser diferente.
Qua, qua, qua, qua. Isso é piada. Ainda bem que ele
mesmo diz “(esperemos
que não)“.
A tendência mundial, que o Brasil não pode
fechar os olhos, é implementar serviços públicos alicerçados pela Inteligência
Artificial para atender os contribuintes. Um estudo do Ash Center for Democratic Governance and Innovation da
Harvard Kennedy School indica que os benefícios mais óbvios no uso da IA pela
gestão pública são aqueles que possam “reduzir encargos administrativos, ajudar
a resolver os problemas de alocação de recursos e assumir tarefas
significativamente complexas” e indica que hoje os serviços estão concentrados
em cinco categorias – responder questões, preencher e pesquisar documentos,
gerenciamento de pedidos, tradução e elaboração de documentos.
Se, reduzir os encargos administrativos, ajuda a
resolver os problemas governamentais favoráveis ao povo, então, em nada
interessa aos gestores públicos, pois, isso não lhes proporciona uma chance de ganhos fáceis.
Mundo
afora, governos estão adotando IA e colocando em operação chatbots que
funcionam como servidores públicos para atender a população. Os bots estão
ajudando a responder a maioria das dúvidas mais frequentes, liberando os
funcionários para atender as mais complexas. Com o tempo, provavelmente estes
robôs conseguirão interpretar os sentimentos dos cidadãos e entender melhor o
que desejam.
Pura enganação. Essas CENTRAIS DE ATENDIMENTOS com
respostas prontas, que em muitas vezes não respondem ao que perguntamos,
servem apenas para maquiar o atendimento tentando mostrar uma coisa que não
existe.
E o que mais a IA pode fazer na área governamental?
As possibilidades são muitas: colocar nas
ruas veículos autônomos para o transporte pública; evitar fraudes na requisição
de benefícios e em obras públicas (será o desejado fim da corrupção?); evitar
quebras no mercado financeiro; identificar riscos de segurança e problemas no
trânsito; e prevenir ciberataques.
Vou viver até os meus Cento e Vinte anos de idade
e, com certeza, isso não acontecerá se o político não tiver uma mesadinha
corruptada.
Vejamos o caso do canalha do Sergio Cabral no Rio
de Janeiro. Todos os benefícios que o povo desfrutou, teve um ato grande de
corrupção envolvendo ele diretamente ou um membro de sua gangue como um
secreOtário.
Quem está na frente?
Entre os países que vêm realizando os maiores investimentos em
Inteligência Artificial estão o Canadá, que
lançou o Pan-Canadian Artificial Intelligence Strategy, liderado pelo Canadian
Institute for Advanced Research, com US$ 98,7 milhões em caixa aportados pelo
governo canadense para colocar o País entre os líderes no desenvolvimento de
IA; a ambiciosa China, que planeja avançar para assumir a primeira posição até
2030 como centro de inovação, criando uma indústria de IA avaliada em US$ 147,8
bilhões; o Japão, que criou o Artificial Intelligence Technology Strategy
Council para estimular pesquisa e desenvolvimento através da integração de
indústria, governo e universidades; o Reino Unido, que reservou US$ 22,3
milhões em fundos para universidades desenvolverem tecnologias de IA; e os
Estados Unidos, que também vêm investindo pesado em pesquisas para fazer a
transição para a economia algoritmizada.
Chhhhhhhiiiiiiiiiiiii !!!!!!!! Pro BRASIL avançar
já está difícil. Para chegar nas primeiras posições, isso eu acho impossível.
Mas, se acabarmos com os políticos, e os substituirmos por técnicos, quem sabe.....
A Inteligência Artificial será a
oportunidade, que não pode ser perdida, da administração pública melhorar a
qualidade de atendimento e os índices de satisfação dos cidadãos. Porém, todo
cuidado é pouco, o estudo da Harvard também sinaliza seis estratégias que devem
ser adotadas na implantação de projetos de IA pelos gestores públicos: estruturar um programa baseado
em metas e centrado no
cidadão; receber
sugestões do cidadão; desenvolver em cima de recursos já existentes;
cuidar da privacidade dos
dados; eliminar
riscos éticos e evitar a total autonomia da IA para tomada de decisões;
e aumentar o número de
funcionários ao invés de reduzi-los.
Na busca de resultados positivos na administração
pública, a principal ação seria eliminar os políticos e admitir técnicos e
observar os grifos em amarelo.
Se o Brasil quiser melhorar seus índices é
bom seguir estes passos e não ignorar os avanços da Inteligência Artificial. Ou
continuará entre os piores alunos da classe.
Ate o autor escreve o que eu escreveria sobre o
assunto. Então, não estou errado.
*) Salomão Filho é investidor em startups
de tecnologia e sócio da Stradigi AI, empresa canadense
desenvolvedora de soluções de Inteligência Artificial.
POR
DOM PAULO DE
BEL
EDITOR DO
SINDICATO
DO POVO
UM GRITO DE CUIDAAAAAAAAAAAAADDDDOOOOO COM A
MODERNIDADE
FALE COM O
SINDICATO DO POVO – sindicatodopovo@ymail.com
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