segunda-feira, 17 de outubro de 2011

2011-17100104 - MODERNIDADE ATRAZADA

QUEM DISSE QUE O MODERNO
ESTÁ CERTO???

RECEBI ESSE TEXTO DE UMA POLIMÉRICA QUE NUNCA FOI POLIMÉRICA, MAS É A MAIOR POLIMÉRICA QUE JA CONHECI.. DONA LEKITA A AMADA DO TÉCNICO EM POLÍMEROS RICARDO MATAINE.

VEJA COMO ERA ANTIGAMENTE E O QUE SE PREGA NOS DIAS DE HOJE.

NO PASSADO, SE PLANTAVAM ÁRVORES PARA FAZER SACOLAS DE PAPEL PARA OS SUPERMERCADOS E SE EMBALAVAM CARNES  EM PAPEL GROSSO RECICLADO, TAMBEM NÃO SE ENCONTRAVAM MERCADORIAS JÁ EMBALADAS EM SACOS PLÁSTICOS; ERAM TODAS ACONDIONADAS EM SACOS DE PAPEL E PESADAS NA HORA DA COMPRA.

DAÍ OS ECOLOGISTAS DA ÉPOCA, RECLAMAVAM QUE SE CORTAVAM ÁRVORES PARA FAZER PAPEL E EXIGIAM UMA ENÉRGICA PROVIDÊNCIA. RESULTADO: PARAO-SE DE EMBALAR PRODUTOS EM PAPEL, EXTINGUIRAM-SE AS SACOLAS DE PAPEL NOS SUPERMERCADOS, INICIOU-SE O APROVEITAMENTO DOS GASES QUE SE QUEIMAVAM POLUINDO O AR FABRICANDO OS PLÁSTICOS (PE, PP, PS entre outros), E OS MESMOS ECOLOGISTAS QUE RECLAMAVAM, APLAUDIRAM.

HOJE, OS ECOLOGISTAS DE PLANTÃO QUE RECLAMAVAM DAS GARRAFAS PET, E AGORA NÃO RECLAMAM MAIS, ATACAM AS SACOLAS PLÁSTICAS DOS SUPERMERCADOS, MAS, NÃO RECLAMAM DOS SACOS DE LIXO QUE A MULTINACIONAL DOVER ROOL FABRICA. PORQUE SERÁ??

ENTENDAM QUE, GARRAFA PET NÃO VAI PROS RIOS E LAGOS ANDANDO SOZINHA E O MESMO SE DIZ DAS SACOLAS PLÁSTICAS. ELAS VÃO PARAR LÁ PELA AÇÃO HUMANA, LEVADA PELAS MÃOS DOS HOMENS.

POR ISSO, O TEXTO A SEGUIR VEM BEM A CALHAR SOBRE O ASSUNTO:

*************************
ECOLOGISTAS DE PLANTÃO, COISA DE QUEM NÃO TEM O QUE FAZER.

Na fila do supermercado, o caixa diz uma senhora idosa:

- A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis com o ambiente.

A senhora pediu desculpas e disse:

- Não havia essa onda verde no meu tempo.

O empregado respondeu:

- Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com o nosso ambiente.

A senhora se desculpou de novo e disse:


- Você está certo - responde a velha senhora - nossa geração não se preocupou adequadamente com o ambiente. Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.

Realmente não nos preocupamos com o ambiente no nosso tempo.Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhávamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.

Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.

Mas é verdade: não havia preocupação com o ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?

Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plástico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar. Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade.

Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos. Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte.

Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só  uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.

Então, não é risível que a atual geração fale tanto em "meio ambiente", mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?
**************
O PROGRESSO É NECESSÁRIO, MAS ECOLOGISTAS NÃO.

PROGREDINDO, PODEMOS MUDAR A MENTALIDADE HUMANA PARA QUE NÃO USE AS GARRFAS PET E AS SACOLAS DE SUPERMERCADO DE FORMA ERRADA, MAS NEM O PROGRESSO MUDA A CABEÇA DOS ECOLOGISTAS QUE DEVERIAM ESTAR PENSANDO NUMA MANEIRA DE FAZER O REUSO DE MANEIRA CORRETA.

PODERIAMOS USAR AS SACOLAS DE SUPERMERCADO PARA ACONDICIONAR O LIXO DOMESTICO DE FORMA SELETIVA. SAÍRIA DO COMÉRCIO NAS CORES RELATIVAS A SELETIVIDADE E AS PREFEITURAS CONTRATARIAM O SERVIÇO DE COLETA PREPARADO PARA TAL FATO COMO OS OBRIGA A LEGISLAÇÃODE RESIDOS SOLIDOS.

CRIARIAM-SE EQUIPES DE COLETAGEM SELETIVA PARA BUSCAR NAS PORTAS DE CASA E REPASSAREM AOS POSTOS DE COMPRA DO MATERIAL SELETIVADO QUE O REPASSARIAM ÁS INDÚSTRIAS. MAS, CADE SERIEDADE NO ASSUNTO PELO PONTO DE VISTA POLÍTICO?

ECOLOGISTAS DE PLANTÃO CORROMPEM OS POLÍTICOS QUE JÁ ESPERAM POR ESSE MOMENTO DE ARRECADAR MAIS ESSA VANTAGEM PECUNIÁRIA.

VOCÊ DUVIDA DISSO???

SOU DOM PAULO DE BEL
EDITOR DO
SINDICATO DO POVO
UM GRITO PELA
PSEUDA MODERNIDADE
QUE A VIDA LHE APRESENTA
.
.
.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE. COMENTE A VONTADE, MAS NÃO OFENDA SEM ANTES TER AS GARANTIAS DO QUE VC ESCREVE, POIS VC SERÁ O RESPONSAVEL PELO QUE DIZ.

Atravez de seus comentários poderemos mudar algumas conciências nesse mundo. Comente com a sua opinião para que todos possam debater e IDENTIFIQUE-SE NO FINAL, mesmo que poste a matéria como ANONIMO. MUITO OBRIGADO.