DOS
518 ANOS DE DEPOIS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL, OS ÚLTIMOS 192 NÃO FORAM DE
“PROGRESSO”. TUDO IGUAL. DA ESCRITA A LÁPIS A ESCRITA COM ESFEROGRÁFICA; DA CONTAS
A LÁPIS A CALCULADORA; DA MÁQUINA DE ESCREVER AOS COMPUTADORES E, TUDO IGUAL NA
GOVERNANÇA DO PAÍS. TUDO QUE SE FAZ É PARA ROUBAR DO POVO PARA O BEM ESTAR DA
CORTE. TANTO SE FALA EM ”REFORMAS” NESSE PAÍS. MAS, AS REFORMAS EM QUE SE FALAM TANGE SOMENTE
AQUILO QUE DIZ RESPEITO AOS FATOS QUE GERAM BENEFÍCIOS A “AÇÕES DE GOVERNO”. NENHUMA DESSAS “REFORMAS” TEM
HAVER COM O “ESTADO”
OU COM O “POVO”.
REFORMAM-SE DADOS E FATOS QUE ATUAM DIRETAMENTE NO POVO. SEMPRE CONTRA O “POVO” MAS,
NUNCA ATINGEM AOS POLÍTICOS E SERVIDORES PÚBLICOS.
HÁ DE SE
LEMBRAR QUE OS “ATUANTES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”, TANTO OS CONCURSADOS COMO OS NOMEADOS E OS
ELEITOS, SÃO “SERVIDORES PÚBLICOS”
E NÃO ESTÃO ALI PARA SEREM “SERVIDOS
PELO POVO”. TROCANDO
EM MIÚDOS OU TRADUZINDO PARA A LINGUAGEM POPULAR, SÃO “ESCRAVOS PAGOS PELO POVO”.
NOS TEMPOS
ATUAIS, O NOVO FUTURO GOVERNO PROMETE. PROMETEU, EM CAMPANHA UMAS COISAS E
AGORA, NO PERÍODO TRANSACIONAL, PROMETE OUTRAS.
NEM TUDO SE
ENCAIXA. ALGUMAS COISAS SE CONTRADIZEM QUANDO CONFRONTADO ENTRE O PERÍODO DE
CAMPANHA E O TRANSACIONAL.
FALA-SE EM
REFORMA DA PREVIDÊNCIA, REFORMA TRABALHISTA, REFORMA TRIBUTARIA, MAS EM TODAS
ELAS, TUDO É DIRECIONADO E MELHORAR A VIDA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E EM NADA A
VIDA DO POVO BRASILEIRO.
PORQUE NÃO SE VISA UMA REFORMA ONDE TODO SERVIDOR
PUBLICO NÃO TENHA MAIS PRIVILÉGIOS? PORQUE NÃO
SE CORTA OS “AUXÍLIOS” DADOS E ESSA CORJA? PORQUE NÃO
SE IMPUTA E ESSA CLASSE MAIS RESPONSABILIDADES E MENOS ARTIFÍCIOS PARA OS
GANHOS FÁCEIS?
A MELHOR
REFORMA, PARA A CLASSE TRABALHADORA, AQUELES QUE TÊM UM TRABALHO PARA MERECER
UM SALÁRIO DIGNO, VIRIA QUANDO, DE UMA VEZ POR TODAS SE ACABASSEM COM ESSES
ADENDOS E PENDURICALHOS QUE ENGORDAM OS GANHOS DOS ESCRAVOS DA NAÇÃO. OS POLÍTICOS.
DEVO
ESCLARECER UMA PEQUENA DIFERENÇA ENTRE A CLASSE ESCRAVOCRATA PÚBLICA. OS
SERVIDORES CONCURSADOS, CONTINUAM SENDO ESCRAVOS DO POVO, POREM, DIGNIFICADOS
COM UM SALÁRIO POR TEREM CONCORRIDO A UMA VAGA ATRAVÉS DE CONCURSO PÚBLICO. JÁ
OS ESCRAVOS ELEITOS, NÃO DEVEM, NUNCA, SEREM MERECEDORES DE NENHUMA REGALIA OU
BENEFICIO MONETÁRIO, POIS NÃO ENFRENTARAM NENHUMA COMPETIÇÃO QUE ESTEJA A
ALTURA DESSE MERECIMENTO.
CABE
SALIENTAR QUE O CONCURSADO ESCOLHEU SER SERVIDOR PÚBLICO POR CARREIRA. JÁ O
NOMEADO E O ELEITO NÃO. O NOMEADO FOI POSTO LÁ, POR UM ELEITO E O ELEITO
SOLICITOU AO POVO QUE O COLOCASSE LÁ. PORTANTO, AMBOS ESTÃO LÁ PELA VONTADE DO
POVO. DIRETA OU INDIRETAMENTE.
AS REFORMAS
DEVERIAM INICIAR PELA CONTENÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS DIRETAMENTE SOBRE A
MODERAÇÃO DOS SALÁRIOS RECEBIDOS POR ESSA CLASSE. O TETO DEVERIA SER IGUAL PARA
O CHEFE SUPREMO DOS PODERES. CHEFE DO EXECUTIVO (PRESIDENTE DA REPUBLICA);
CHEFE DO JUDICIÁRIO (PRESIDENTE DO
SUPREMO); E DO CONGRESSO NACIONAL. (PRESIDINDO A UNIÃO DAS DUAS CASAS – SENADO
E CAMARA).
ESSE TETO
SERIA COMPOSTO POR UM VALOR UNITÁRIO E FIXO. SEM NENHUM ADENDO OU PENDURICALHO
QUE O AUMENTASSE E NUNCA SUPERIOR A VINTE SALÁRIOS MÍNIMOS.
OS OUTROS
CARGOS SERIAM DAÍ PRA MENOS E ESCALONANDO PARA TODOS OS ÓRGÃOS FEDERAIS
SUBORDINADOS; ÓRGÃOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS.
A PARTIR
DAÍ, COM A ECONOMIA FEITA, PARTIRIA PARA A REFORMA TRIBUTARIA TRABALHANDO NA
REDUÇÃO DOS TRIBUTOS E OS ADEQUANDO NA DISTRIBUIÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS.
POR
TERCEIRO, AS REFORMAS TRABALHISTAS REVENDO OS DIREITOS DOS TRABALHADORES E OS
DEVERES DO EMPRESARIADO.
SÓ ENTÃO, A
REFORMA PREVIDENCIÁRIA. NESTA, DEVERIA SER OBSERVADA A VOLTA DOS ANTIGOS “I A
P” (INSTITUTOS DE APOSENTADORIAS E PENSÕES) POR CATEGORIA.
ALGUMAS
PESSOAS AINDA TÊM CONHECIMENTO DOS ANTIGOS “IAPI”, “IAPC”, “IAPTEC”, “IAPB” E O
“IAPM”. RESPECTIVAMENTE REPRESENTATIVO DOS INDUSTRIÁRIOS, COMERCIÁRIOS,
TRANSPORTADORES DE CARGA, BANCÁRIOS E MARÍTIMOS.
ÓRGÃOS COMO
SESI, SENAI, SESC E SENAC, DO CONHECIDO SISTEMA “S”, TAMBÉM LIGADOS A
CATEGORIA TINHAM A VINCULAÇÃO COM A PREVIDÊNCIA SOCIAL ANTIGA.
RESSALTA-SE QUE CUIDAR DE MUITOS É MAIS COMPLICADO DO QUE CUIDAR DE UM GRUPO MENOR. SEM SE
FALAR COM AS PECULIARIDADES INERENTES A CADA CATEGORIA.
AS
PECULIARIDADES DOS COMERCIÁRIOS SÃO BEM DIFERENTES DAS ATRIBUÍDAS AOS INDUSTRIÁRIOS OU AOS BANCÁRIOS.
BANCÁRIOS NÃO ESTÃO SUJEITOS AOS MESMOS RISCOS QUE OS TRANSPORTADORES DE CARGAS OU AOS MARÍTIMOS.
ISSO SIM
SERIA UMA REFORMA PREVIDENCIÁRIA. É LÓGICO QUE CABERIA AI, UM ESTUDO SOBRE AS
FORMAS DO CIDADÃO SE APOSENTAR.
TENHO UM
FILHO PROFESSOR. E NÃO VEJO NENHUM RISCO PROFISSIONAL PARA QUE O MESMO TENHA UM
DIREITO OBRIGATÓRIO A SE APOSENTAR COM O TEMPO REDUZIDO. AINDA MAIS QUE O
MESMO, E TODA A CATEGORIA, PODEM TRABALHAR EM MAIS DE UM EMPREGO
CONCOMITANTEMENTE.
UM
TRABALHADOR DA INDÚSTRIA OU DO COMÉRCIO, ALÉM DE NÃO PODER TRABALHAR EM MAIS DE
UM EMPREGO CONCOMITANTE, É MAIS EXPLORADO PELAS NUANCES EXIGIDAS PARA A
EXECUÇÃO DA SUA JORNADA.
O ATO EXPLORATÓRIO
DO PERÍODO EXIGIDO PARA A JORNADA DE UM COMERCIÁRIO OU UM INDUSTRIÁRIO É MAIOR
DO QUE O EXIGIDO PARA UM PROFESSOR OU UM POLÍTICO. AS EXIGÊNCIAS FEITAS PELA
CLASSE PATRONAL, OS RISCOS ERGOMÉTRICO PARA OS INDUSTRIAIS, POR EXEMPLO, SE COMPARADOS
ENTRE OS TRABALHADORES CELETISTAS E OS POLÍTICOS ELEITOS, SÃO ENORMES.
NO ENTANTO, OS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS DADOS
AOS POLÍTICOS SÃO INTOCÁVEIS. SABE POR QUÊ ? SÃO ELES QUE FAZEM AS LEIS E LEGISLAM EM CAUSA PRÓPRIA. JÁ NOS BENEFÍCIOS DO POVO, TUDO É MOTIVO PARA NÃO SER CONCEDIDO.
POR ISSO AS REFORMAS SÃO SEMPRE DESFAVORÁVEIS AO
POVO E JUSTIFICADAS COM ATOS DO GOVERNO, MAS, NUNCA TEM ALGUM EMPECILHO QUANDO
TOCA NO POLÍTICO.
COMO DIZ O BORIS CASOI, “ISTO É UMA VERGONHA”. E
EU COMPLETO UMA SACANAGEM.
POR
DOM
PAULO DE BEL
EDITOR DO
SINDICATO DO POVO
UM GRITO DE “SALVEM-ME,
POR FAVOR”
FALE COM O SINDICATO DO POVO – sindicatodopovo@ymail.com
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