quarta-feira, 13 de julho de 2011

2011-13070081 - AS MULHERES DO JABOUR E AS LEMBRANÇAS QUE ME TRAZEM.

TODO HOMEM DEVE LER ! (e as mulheres também)
Por Arnaldo Jabor.

"É melhor você ter uma mulher engraçada do que linda, que sempre te acompanha nas festas, adora uma cerveja, gosta de futebol, prefere andar de chinelo e vestidinho, ou então calça jeans desbotada e camiseta básica, faz academia quando dá, come carne, é simpática, não liga pra grana, só quer uma vida tranqüila e saudável, é desencanada e adora dar risada.

Do que ter uma mulher perfeitinha, que não curte nada, se veste feito um manequim de vitrine, nunca toma porre e só sabe contar até quinze, que é até onde chega a sequência de bíceps e tríceps.

Legal mesmo é mulher de verdade. E daí se ela tem celulite? O senso de humor compensa. Pode ter uns quilinhos a mais, mas é uma ótima companheira. Pode até ser meio mal educada quando você larga a cueca no meio da sala, mas e daí?
Porque celulite, gordurinhas e desorganização têm solução. Mas ainda não criaram um remédio pra FUTILIDADE!!"

"E não se esqueça.. Mulher bonita demais e melancia grande, ninguém come sozinho!!"

ENCONTREI, ESSE TEXTO, NO FACEBOOK DE UMA AMIGA E QUANDO LÍ LEMBREI-ME QUE BEM QUE PODERIA TER SIDO EU QUE ESCREVI ESSE TEXTO, MAS NÃO FUI. FOI O JABOUR.

ENTÃO LEMBREI-M QUE A ALGUM TEMPO ATRÁS EU ESCREVIA UMA COLUNA EM UM JORNAL LOCAL 
CUJO TITULO ERA POR AI "BEM QUE O JABOUR PODERIA TER ESCRITO ISSO, MAS NÃO FOI. FUI EU". E, DAI, EU CRONICAVA UM TEXTO QUE PODERIA COMPETIR COM OS DO AMIGO JABOUR.

SEI QUE EM ALGUNS FUI CRITICADO NEGATIVAMENTE, MAS EM OUTROS, SUPER POSITIVAMENTE. O IMPORTANTE É QUE EU ESCREVI COISAS INSPIRADO PELAS COISAS QUE O JABOUR ESCREVIA. 

E AO LER ESSE TEXTO CRIADO POR ELE, EXALTANDO A MULHER, PRINCIPALMENTE AS MENOS FAVORECIDAS, PUS-ME A PENSAR NAQUELAS QUE PASSARAM PELA MINHA VIDA.

LEMBREI DE QUASE TODAS (seria impossível lembrar-me de todas). DE ALGUMAS BABÁS, DE PROFESSORAS (que me ensinaram na escola e fora delas), DAQUELAS QUE TRABALHAVAM E DAS QUE NÃO TRABALHAVAM, DAS QUE ME PAQUERARAM E ME GANHARAM E DAS QUE EU PAQUEREI E GANHEI, DAS LOURAS, DAS MORENAS E DAS NEGRAS QUE PASSARAM EM MINHA VIDA; ENFIM PROCUREI LEMBRAR DO MÁXIMO DELAS E A CADA INSTANTE CHEGAVA MAIS UMA.

NO CÔMPUTO GERAL, CADA UMA TEVE UMA IMPORTÂNCIA ESPECIAL E DIFERENTE DAS OUTRAS, MAS TODAS ME DEIXARAM ALGUMA COISA A SER GUARDADO COMO APRENDIZADO PARA OS DIAS DE HOJE.

AÍ, VEIO AQUELA NOSTALGIA, SAUDADES DOS TEMPOS DE OUTRORA, DOS CARNAVAIS PASSADOS, DA IDADE ETRE OS 15 E OS 25 ANOS, DOS LUGARES POR ONDE ANDEI, DOS AMIGOS E COLEGAS DE TURMA, DAS NAMORADINHAS INOCENTES E DAS INDECENTES TAMBÉM, E DE TUDO QUE PODERIA TER SIDO LEMBRADO DAQUELES MOMENTO.

JURO QUE PAREI DE ESCREVER PARA DEVANIAR. JURO QUE BABEI EM CIMA DO TECLADO DO COMPUTADOR. JURO QUE SORRI SOZINHO E QUE ME PERDI NO TEXTO.

AO RECOBRAR OS SENTIDOS E VOLTAR ÀS LEMBRANÇAS, LEBREI-ME DE UMA POSTAGEM AQUI SOB O TITULO "CARIOCA DA GEMA, PERO NOM MUCHO - NOSTALGI - PARTE I", ONDE ME LEMBRO DA MINHA INFÂNCIA E QUASE CHOREI. AO JUNTAR AS LEMBRANÇAS DE INFÂNCIA COM AS DA ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE, PERCEBI COMO FOI BOM TER VIVIDO TUDO O QUE VIVI ATÉ HOJE. POSSO NÃO TER SIDO UM BARNABÉ, UM RIQUINHO, OU UM MALA CHEIA; POSSO NÃO TER TIDO TUDO O QUE SONHEI, MAS FUI E SOU FELIZ. E QUANDO LEMBRO DAS MULHERES QUE PASSARAM PELA MINHA VIDA E AS COMPARO COM AS DO JABOUR, SINTO A FELICIDADE DE TER TIDO A MAIORIA DELAS COMO A DESSE TEXTO QUE ELE ESCREVEU. "É melhor você ter uma mulher engraçada do que linda, que sempre te acompanha nas festas, adora uma cerveja, gosta de futebol, prefere andar de chinelo e vestidinho, ou então calça jeans desbotada e camiseta básica, faz academia quando dá, come carne, é simpática, não liga pra grana, só quer uma vida tranqüila e saudável, é desencanada e adora dar risada." ISSO SIM É QUE É MULHER. SÓ, POR TE ACOMPANHAR, JÁ VALE A PENA, MAS SE VIER ACOMPANHADO DO RESTANTE, AI ENTÃO.... O RESTANTE DO TEXTO, JÁ VALE POR SI, MAS NÃO ESQUEÇA DA ÚLTIMA FRASE DO TEXTO DO JABOUR; "Mulher bonita demais e melancia grande, ninguém come sozinho!!"

É AMIGOS, EU BEM QUE GOSTARIA DE TER ESCRITO AQUELE TEXTO, MAS NÃO FUI. FOI O JABOUR. MESTRE EM ELOGIOS À MULHER BRASILEIRA.

O SIDICATO DO POVO APLAUDE O AMIGO ARNALDO JABOUR, PELO SEU SENSO DE REVÊNCIA À MULHER BRASILEIRA E SE PUDER... FARÁ O MESMO, TALVEZ NÃO COM A CATEGORIA DO JABOUR, MAS COM A MESMA INTENSÃO.

DOM PAULO DE BEL
EDITOR DO...
SINDICATO DO POVO
UM GRITO DE ELOGIO
À MULHER BRASILEIRA.
.
.
.
---

Um comentário:

  1. Adorei este texto do Jabor, ainda não conhecia embora eu seja fã dele. Toda a verdade dos relacionamentos está contida aí. Parabéns pela escolha!

    Abraço
    Cínthia
    www.cristarot.blogspot.com

    ResponderExcluir

SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE. COMENTE A VONTADE, MAS NÃO OFENDA SEM ANTES TER AS GARANTIAS DO QUE VC ESCREVE, POIS VC SERÁ O RESPONSAVEL PELO QUE DIZ.

Atravez de seus comentários poderemos mudar algumas conciências nesse mundo. Comente com a sua opinião para que todos possam debater e IDENTIFIQUE-SE NO FINAL, mesmo que poste a matéria como ANONIMO. MUITO OBRIGADO.