DEPOIS DO AUMENTO NAS TARIFAS DE ÔNIBUS DA CIDADE
DO RIO DE JANEIRO, COM UM ADICIONAL ACIMA DO VALOR JUSTO E A JUSTIFICATIVA DE
QUE O POVO TEM QUE PAGAR PARA QUE O EMPRESÁRIO, (OU EMPRESA), TENHA EM SEU
PATRIMÔNIO CARROS COM AR CONDICIONADO, PARA SERVIR AO POVO. DEPOIS DE
PRESSIONADO, O GOVERNO MUNICIPAL DESPEJA UMA LISTA DAS PIORES EMPRESAS QUE
SERVEM (E MAU) AOS USUÁRIOS CARIOCAS E QUE DEVERIAM SER FISCALIZADAS POR ESSA
MESMA SECRETARIA.
PUBLICADO POR TODA IMPRENSA LOCAL E, QUISÁ,
BRASILEIRA E MUNDIAL, A LISTA CONTENDO A IDENTIFICAÇÃO DAS PIORES LINHAS QUE
CIRCULAM NA CIDADE MOSTRA A INCOMPETÊNCIA DO SEU TITULAR. OU CONLUIO,
CONIVÊNCIA, COMPARCIDADE (de comparsa).
FATO É QUE A GRANDE MAIORIA NÃO SERÁ USADA POR
TURISTAS NA OCASIÃO DAS OLIMPÍADAS, MAS, USADA PELO POVO QUE MORA NA CIDADE E,
PORTANTO, FAZ USO DIÁRIO E CONSTANTE DESSE MAU SERVIÇO QUE É EXIGIDO, NA CONTRA
PARTIDA, UMA “COLABORAÇÃO COMPULSÓRIA” AOS “POBRES” DONOS DAS EMPRESAS PARA
ELEVAR O PATRIMÔNIO ATIVO DESSE CAPITAL.
A FARSA TEM INÍCIO QUANDO O PREFEITINHO DE BOSTA QUE GOVERNA A CIDADE SE VENDE A MÁFIA E
OBRIGA O POVO USUÁRIO A “BANCAR” A COMPRA DOS NOVOS VEÍCULOS, COM “AR
CONDICIONADO”, QUE SERÃO USADOS (OU PELO MENOS VISTOS) PELOS TURISTAS, QUE AQUI
VIEREM.
DIGA-SE A BEM DA LEMBRANÇA QUE FORAM RETIRADOS DE
CIRCULAÇÃO QUANDO HOUVE A UNIFICAÇÃO DAS TARIFAS (ANTES OS ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO
ERAM MAIS CAROS) E AGORA, (POR OCASIÃO DAS OLIMPÍADAS) VÃO RETORNAR COM A TARIFA
UNIFICADA, POREM, ALEM DA TARIFA COMPRAMOS E PAGAMOS O ÔNIBUS PARA O
EMPRESÁRIO. QUE, LOGO DEPOIS DO EVENTO, IRÃO SE DETERIORAR POR ACABAR A
OBRIGATORIEDADE DE SER APRESENTADO AO TURISTA NÃO MAIS HAVERÁ A NECESSIDADE DE
MANTER O PADRÃO DE QUALIDADE E O CONFORTO PARA POPULAÇÃO DOMESTICA E RESIDENTE
E REVOGAR-SE-A OS INSTRUMENTOS QUE OBRIGAM A SUA MANUTENÇÃO AO BEM DA CORJA
MAFIOSA.
A SEGUIR, UM ARTIGO EXTRAÍDO DA INTERNET (PORTAL
G1).
06/04/2015 16h46 - Atualizado em 06/04/2015
19h27 - Do G1 Rio
Em pesquisa feita pela Secretaria Municipal de Transportes sobre a
qualidade das linhas de ônibus do Rio, as linhas administradas pelo consórcio
Santa Cruz, que circulam pela Zona Oeste, foram as que tiveram mais
reclamações.
A pesquisa foi feita nos meses de novembro e dezembro de 2014 e
janeiro de 2015 baseada no número de reclamações de usuários relacionados à
prestação do serviço. Os rankings são elaborados mensalmente com base nas
reclamações do trimestre.
A prefeitura reuniu os dados e
elaborou três rankings negativos: conduta, referente ao comportamento de
motoristas, cobradores, fiscais das linhas; conservação dos veículos, sobre a
condição em que se encontravam os ônibus; e nível de serviço da linha,
referente a irregularidades como escassez de carros nas linhas, intervalo entre
os carros e excesso de passageiros.
O consórcio Santa Cruz informou nesta segunda-feira (6) que
trabalha para assegurar a melhoria da qualidade do transporte na Zona Oeste.
"As empresas da região fazem investimentos contínuos na renovação da frota
e no treinamento de motoristas e cobradores, a fim de garantir a eficiência do
serviço e o melhor atendimento aos passageiros", informou o consórcio.
Ainda de acordo com o consórico, em 2015 mais de 160 novos
veículos, todos com ar- condicionado, entrarão em operação nas linhas da Zona
Oeste. Com os novos investimentos, o consórcio mantém na região uma frota com
idade média de 4,9 anos. O consórcio afirma que a frota municipal é uma das
mais novas do país.
O consórcio Santa Cruz informou ainda que está intensificando o
treinamento e a fiscalização do comportamento de motoristas, com investimento
em tecnologia nos ônibus e em cursos de qualificação. Todos os veículos possuem
sistema GPS e pelo menos duas câmeras de vídeo, que permitem acompanhar as
queixas encaminhadas por passageiros para as empresas ou para o sistema Fale
Ônibus (0800 886 1000), segundo o consórcio.
De acordo com o consórcio Santa Cruz, as empresas da Zona Oeste
sofrem com a concorrência do transporte clandestino, de vans e Kombis. "A
perda de passageiros causa impacto na operação das linhas. Outra dificuldade
está relacionada a trajetos de linhas que coincidem com vias que passam por
obras, o que torna irregular, em certos momentos do dia, a frequência dos
ônibus nos pontos", informa o consórcio em nota.
Fiscalização
Segundo a Secretaria Municipal de
Trasnportes, a partir das reclamações recebidas pelo telefone 1746, a
fiscalização manterá o foco nas linhas mais reclamada
Esta é a relação das 10 piores linhas em conduta,
conservação e nível de serviço:
Conduta
422 - Grajaú-Cosme Velho (Intersul)
836 - Caboclos-Campo Grande (Santa Cruz)
766 - Madureira-Madureira Shopping-via Cascadura-circular (Transcarioca)
383 – Realengo-Tiradentes-via Sulacap (Santa Cruz)
332 – Alvorada-Castelo (Transcarioca)
410 – Saens Peña-Gávea (intersul)
456 –Norte Shopping-General Osório (Internorte)
892 – São Benedito-Santa Cruz-via Matadouro-circular (Santa Cruz)
360 – Carioca-Recreio dos Bandeirantes (Transcarioca)
865 – Pau da Fome-Taquara-via Rodrigues Caldas-circular (Transcarioca
Conservação
881 – Vilar Carioca-Estação Vilar
Carioca-circular (Santa Cruz)
891 – Sepetiba-Mato Alto-via Praia da Brisa-circular (Santa Cruz)
853 – Vila Kennedy-estação BRT Mato Alto-circular (Santa Cruz)
351 – Vaz Lobo-Passeio-circular (Internorte)
846 – Rio da Prata-Campo Grande-via Cabuçu (Santa Cruz)
848 – Bairro Monte Santo-Campo Grande-circular (Santa Cruz)
358 – Cosmo-Candelária (Santa Cruz)
841 – Inhoaíba-Campo Grande-via Estrada Rio-São Paulo (Santa Cruz)
BRT Transoeste – Santa Cruz-Alvorada (ACO Op BRT)
831 – Colônia-Taquara (Transcarioca)
Nível de serviço
812 – Carobinha-Bangu (Santa Cruz)
811 – Bangu-presídio (Santa Cruz)
831 – Colonia-Taquara (Transcarioca)
448 – Maracai-São Conrado-circular (Intersul)
365 – Mendanha-Tiradentes (Santa Cruz)
819 – Jardim Bangu-Bangu (Santa Cruz)
828 – São Jorge-Campo Grande (Santa Cruz)
806 – Boiúna-Taquara-via Rio Grande (Transcarioca)
964 – Pau da Fome-Taquara (Transcarioca)
854 – Campo Grande-Estação Ilha de Guaratiba (Santa Cruz)
PRESTANDO BEM A ATENÇÃO, PODEMOS GARANTIR QUE
POUCAS SÃO AS LINHAS DO SISTEMA CHAMADO “BRS” QUE SERÃO USADO POR TURISTAS INTERNACIONAIS,
UMA VEZ QUE ESTES SE HOSPEDARIAM MAIS NA ZONA SUL DA CIDADE.
JÁ OS TURISTAS DOMÉSTICOS, USARIAM OUTRAS LINHAS,
POREM, MESMO ASSIM, EM NUMERO MUITO REDUZIDO DAS LINHAS CITADAS NESSE RANK.
SOBRA PARA OS USUÁRIOS DO DIA A DIA, NAS IDAS E
VINDAS DO TRABALHO E NAQUELA CONFUSÃO GERADA PELO ACONTECIMENTO EXTRA-ORDINÁRIO
DOS JOGOS, (COMO FOI NOS JOGOS OLÍMPICOS E NA COPA DO MUNDO), O USO EM MAIOR
ESCALA DA GRANDE MAIORIA DAS LINHAS CITADAS NESSA BAGUNÇA PERMITIDA PELO PODER
CONCEDENTE.
COMO NA MAIORIA DAS CITAÇÕES, AS LINHAS SERVEM A
CIDADÃOS QUE AS USAM PARA DESLOCAMENTOS CASA X TRABALHO E VICE VERSA E COMO SÃO
LOCADAS EM ÁREAS EXCLUSIVAMENTE RESIDENCIAL DE BAIXO PODER AQUISITIVO, SOMENTE
PREJUDICAM AO MORADOR DESSA CIDADE.
TURISTAS NÃO SE HOSPEDARÃO NOS CAFUNDÓ DE SANTA CRUZ, SÃO BENEDITO,
REALENGO, VILA CARIOCA, SEPETIBA (MATO ALTO), RIO DA PRATA, INHOAIBA,
CAROBINHA, JARDIM BANGU, BOIUNA, PAU DA FOME, COLONIA ENTRE OUTROS.
CASO ISSO ACONTEÇA, COM CERTEZA, ESSE TURISTA
ESTARÁ SOB A REGALIA DE ATENDIMENTO DE UM CARRO PARA TIRÁ-LO E TRAZE-LO DE
VOLTA A ESSE LUGAR.
LINHAS COMO A 410 – SÃES PENA X GÁVEA DO CONSORCIO
INTERSUL, COM CERTEZA VÃO DEIXAR DE FAZER PARTE DESSA LISTA NEGRA EM
POUQUÍSSIMO TEMPO, POIS SERVEM A ZONA SUL, ÁREA DE PESSOAS COM PODER AQUISITIVO
ELEVADO E GRANDE AFLUÊNCIA A TURISTA ESTRANGEIRO.
JÁ UMA LINHA COMO A 811 – BANGU X PRESIDIO, QUE
TRANSPORTA PESSOAS PARA VISITAR APENADOS, NÃO VÃO MERECER A CONSIDERAÇÃO DA
CLASSE EMPRESARIAL E MUITO MENOS DOS GOVERNANTES DA CIDADE.
A POUCOS DIAS TIVEMOS UMA GREVE DE “MOTORISTAS E COBRADORES”
DA EMPRESA SANTA MARIA QUE SERVE A JACAREPAGUÁ. E MAIS RECENTEMENTE, UMA
REPORTAGEM (NA GLOBO) ONDE O PRÓPRIO MOTORISTA FILMA, COM SEU CELULAR, AS
PÉSSIMAS CONDIÇÕES DOS ÔNIBUS DESSA EMPRESA, ONDE O PAINEL SALTA, A ALAVANCA DO
COMANDO DE SETA E OUTROS ESTA PENDURADA, O VOLANTE COLADO COM FITA ISOLANTE E
POR AI VAI.
CADE O DONO DESSA EMPRESA PARA COMENTAR SOBRE ESSE
ASSUNTO??? O PIOR É QUE DIZEM QUE ESSA
EMPRESA (SANTA MARIA) É DA FAMÍLIA DO PREFEITO EDUARDO PAES-PALHÃO (QUE DE
PASPALHO SÓ TEM O NOME) E POR ISSO, NADA ACONTECE COM A CONCESSIONÁRIA.
QUANTO AO RESTO, VAMOS ESPERAR PARA VER SE MELHORA
POR ALGUM TEMPO (PELO MENOS) PARA O POVO QUE NECESSITA DESSAS CARROÇAS PARA SEU
DIA A DIA NAS IDAS AO TRABALHO, AOS MÉDICOS, ÁS COMPRAS DE SUAS NECESSIDADES E
NÃO A DIVERSÃO E LAZER CARÍSSIMO E QUE NÃO PODE PAGAR.
POR
DOM PAULO DE BEL – DE VOLTA COM MAIS INDIGNAÇÃO.
EDITOR DO
SINDICATO DO POVO
UM GRITO DE ACORDA POVO E MEXA-SE POR MUITO MAIS
QUE VINTE CENTAVOS.
- PELA SUA DIGNIDADE E RESPEITO.
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