quinta-feira, 16 de agosto de 2012

2012-16080249 - TODO PODER CORROMPE.


É MAIS QUE SABIDO QUE TODOS DESEJAM O PODER. TER PODER NÃO É NADA DE MAL, APENAS NÃO SE PODE QUERER TE-LO EM EXCESSO. UM “CHEFE” RIGOROSO DEMAIS NÃO É BOM, MAS, RELAXADO DEMAIS TAMBEM NÃO É.

O PIOR DE TUDO, É QUANDO O PODER SOBE A CABEÇA DO DETENTOR DO PODER E ELE, USA TAL PODER, PARA SE LOCUPLETAR DAS COISAS E DOS FATOS EM BENEFÍCIO PRÓPRIO. AI, MORA O PERIGO.

PROVA DISSO TEMOS AQUI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UM ANTI-CIDADÃO QUE ADQUIRIL O PODER A ALGUNS ANOS ATRAZ E ATUALMENTE MOSTRA O SEU LADO DESPOTA E, COM ARROGANCIA, PRATICA ATOS INSANOS DE USAR SEU CARGO PÚBLICO ELETIVO ROUBANDO O HERARIO PÚBLICO E PROMOVENDO LICITAÇÕES FRAUDULENTAS ONDE TEM O RETORNO DE PARTE DA VERBA PÚBLICA PAGA.

TAL CIDADÃO, NUNCA TEVE UM EMPREGO, OU TRABALHO QUE NÃO FOSSE ORGÃO PÚBLICO. PRIMEIRO ALOJOU-SE NOS GABINETES DE SEU PAI, QUANDO POLÍTICO ELEITO. DEPOIS ELEGEU-SE E DAÍ PRA FRENTE NÃO LARGOU MAIS O OSSO. TOMOU GOSTO PELAS MARACUTAIAS E PERDEU O CONTROLE. DE PEQUENAS IMPORTANCIAS DO PASSADO, AGORA ROUBA MILHÕES EM CADA TACADA.

ESSE SUJEITO, CHAMA-SE SERGIO CABRAL FILHO E TRAZ COM ELE UMA GANG MUITO GRANDE QUE DISFARÇADOS COMO SEUS SECRETÁRIOS DE ESTADO AJUDAM-NO A ROUBAR. ARROLA TAMBEM OUTROS COMPARSAS EM PONTOS ESTRATÉGICOS NA INICIATIVA PRIVADA E EM OUTRAS ESFERAS DE GOVERNOS.

ABAIXO UM ARTIGO QUE FOI ESCRITO PELO JORNALISTA PAULO GUEDES, DO GLOBO, QUE BEM TEM A CARA DESSE SUJEITO INESCRUPULOSO, QUE ENCONTREI NA INTERNET NO BLOG DO NOBLAT. - http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/08/06/todo-poder-corrompe-por-paulo-guedes-458912.asp

VEJAM O ARTIGO:

Política
Todo poder corrompe, por Paulo Guedes
Paulo Guedes, O Globo

‘Tolerância religiosa, moderação no exercício do poder, humanismo e benevolência eram doutrinas aceitas durante o século XVIII. Mas nessa refinada sociedade ocorreu desumana revolução. Tudo dependia de um poder central. E a centralização sobreviveu à realeza derrubada, surgindo um poder absoluto de maior ferocidade que o das monarquias”, registrava Tocqueville a respeito das ameaças de degeneração dos ideais democráticos.

A concentração dos poderes políticos, a hipertrofia do Estado e a centralização administrativa são as maldições de regimes políticos fechados. “O poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente”, advertia o liberal Lord Acton.

Sofremos ainda desses males, em transição incompleta para uma sociedade aberta. Os petistas estão no banco dos réus no episódio do mensalão. Mas houve também acusações contra os tucanos quando da emenda constitucional que garantiu a reeleição de FHC e do que teria sido o mensalinho na eleição de Azeredo para o governo de Minas.

Como surgiu também, logo depois, o mensalão do DEM, com Arruda no Distrito Federal. E agora a CPI do Cachoeira, atingindo o governador Perillo, do PSDB. O infindável ciclo de acusações recíprocas é apenas manifestação epidérmica do Princípio de Gause, uma guerra de extinção entre espécies semelhantes pelo domínio de um mesmo nicho ecológico.

O fundamental é que essas práticas políticas degeneradas estão associadas à concentração do poder político, à hipertrofia do Estado e à centralização administrativa.

“As piores características dos sistemas centralizados não são acidentais, e sim fenômenos que são suas consequências diretas, mais cedo ou mais tarde. É por isso que os menos escrupulosos e os mais desinibidos são cada vez mais bem-sucedidos nesse ambiente. Em nome dos mais nobres ideais, mergulha-se em uma atmosfera moral deformada, em que os fins justificam os meios e os piores são os que chegam ao topo”, alerta o liberal Hayek.

É com esse sentido de necessário aperfeiçoamento de nossas frágeis instituições democráticas que me interessa o julgamento do mensalão. Trata-se, afinal, segundo o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, do “mais ousado esquema de corrupção e desvio de dinheiro público”, do “atentado mais grave que já tivemos à democracia brasileira”.

APESAR DE O ARTIGO TER SIDO INSPIRADO NAS PERSONAGENS E NOS FATOS DO MENSALÃO, TEM A CARA DO CABRAL E DE SUA GANG. MESMO PORQUE, ESSE SUJEITO, ESTA AFOGADO NO MAR DE BOSTA DO ESCANDALO CRIADO PELA CPMI DO CACHOEIRA, COM A DELTA, CAVENDISH E MUITO MAIS. QUEM SABE TAMBEM NÃO ESTARIA NOS SUBTERRANEOS DO MENSALÃO E “PAGOU” PARA NÃO SER ENVOLVIDO???

POR
DOM PAULO DE BEL
EDITOR DO
SINDICATO DO POVO
UM GRITO ESCLARECENDO OS FATOS
.
.
.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE. COMENTE A VONTADE, MAS NÃO OFENDA SEM ANTES TER AS GARANTIAS DO QUE VC ESCREVE, POIS VC SERÁ O RESPONSAVEL PELO QUE DIZ.

Atravez de seus comentários poderemos mudar algumas conciências nesse mundo. Comente com a sua opinião para que todos possam debater e IDENTIFIQUE-SE NO FINAL, mesmo que poste a matéria como ANONIMO. MUITO OBRIGADO.