quarta-feira, 15 de agosto de 2012

2012-15080248 – MAIS UMA PARA A AMIGA ALINE ALMEIDA DEBATER AQUI COM ESSE BLOGUEIRO.


FALTAR SAÚDE E EDUCAÇÃO, EM UM GOVERNO QUE SE QUER CHAMAR DE “BOM” É, NO MÍNIMO, CHACOTA DA PARTE DE QUEM ASSIM O PRETENDE. ASSIM SENDO, AMIGA ALINE ALMEIDA, SÓ POSSO PENSAR QUE VC ESTEJA FAZENDO PIADA COM ESSE GOVERNO DO PINÓQUIO CABRAL. TOMARA QUE SIM E QUE VOCÊ REALMENTE NÃO ESTEJA CEGA.
                       
ESSA É MAIS UMA NOTICIA QUE CIRCULA POR TODOS OS TIPOS DE IMPRENSA – FALADA, ESCRITA, TELEVISADA E INTERNETICA – ASSIM, FICA DIFICIL ACREDITAR NESSE DESGOVERNO QUE TEMOS E A ÚNICA COISA QUE ACREDITAREMOS, MESMO NÃO QUERENDO É QUE O SERGIO CABRAL E O EDUARDO PAES, SÃO CORRUPTOS E NÃO LIGAM PARA O POVO.

A SEGUIR UM ARTIGO QUE PEGUEI PELA INTERNET, MAS FOI NOTICIADO PELA TV EM REDE NACIONAL (JORNAL NACIONAL DA TV GLOBO) E PELOS JORNAIS LOCAIS DO RIO DE JANEIRO (RJ TV, TAMBEM DA REDE GLOBO) ONTEM, 14 DE AGOSTO DE 2012.

Conheça os governadores reprovados no Ideb
iG São Paulo | 14/08/2012 21:59:07 - Atualizada às 14/08/2012 23:36:30 - http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-08-15/conheca-os-governadores-reprovados-no-ideb.html

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Idep) 2011 divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que 13 redes estaduais não bateram todas as metas, estabelecidas em 2005, para que o ensino atinja em 2021 uma qualidade compatível com a dos países desenvolvidos.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, Alagoas, Paraná e Rio de Janeiro estão abaixo da meta. Doze Estados não conseguiram alcançar a meta nos anos finais desta etapa: Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondonia, Roraima e Sergipe. No ensino médio, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe não atingiram as metas.


Criado em 2005 para mensurar o desempenho do sistema educacional do País, o Ideb varia de 1 a 10. Cada escola, município, Estado e o Brasil tem metas próprias para serem atingidas de dois em dois anos. A média geral do País na última avaliação dos anos iniciais foi de 5,0, mas a previsão do governo era inferior: 4,6. Esse índice é ajudado pelo desempenho das escolas particulares e conta com instituições e redes que já chegaram ao nível desejado para 2021, de nota 6, para elevá-lo. No entanto, algumas redes têm metas inferiores à da média nacional. Mesmo assim, várias delas falham em fazer a lição de casa.

Redes estaduais:

A ineficiência ocorre em maior escala na avaliação das séries finais. Neste caso, foram 2009 municípios que não tiveram as notas previstas para 2011. Em oito Estados, o índice de cidades cumprindo o desejável é menor que 50%: Roraima (zero), Amapá (13,3%), Tocantins (42,2%), Maranhão (44%), Rio Grande do Norte (48,8%), Alagoas (25,3%), Sergipe (36,5%), Rio de Janeiro (41,3%). Esses dados contribuem para o crescimento lento do Ideb nacional nesta etapa. Em dois anos, o índice subiu de 4,0 para 4,1. Para atingir a meta de 2013, terá que crescer 0,3 pontos percentuais.

A presidente da Undime, Cleuza Repulho, analisa que nos Estados e municípios em que há um forte regime de cooperação entre as redes – e que ninguém disputa o aluno por causa do recurso que é distribuído – os resultados são muito melhores. “Acho que os municípios, que são os que recebem menos dinheiro, têm conseguido desempenhar melhor o seu papel”.

Estados fora da meta

Se analisados os desempenhos dos Estados, somente na avaliação dos anos iniciais todos eles chegaram ao nível previsto. Já os números dos anos finais mostram que as redes falharam em atingir suas metas nos seguintes estados: Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

No ensino médio, em cuja análise é feita a partir apenas de uma amostra de escolas, a situação é ainda mais grave. Com as metas mais baixas – 3,7 para o País – e a evolução lenta –0,1 ponto percentual entre 2009 a 2011 –, a etapa tem também o maior número de Estados fora dos objetivos e, o que é pior, nove chegam a ter queda no desempenho.

Acre (3,5 para 3,4), Pará (3,1 para 2,8), Maranhão (3,2 para 3,1), Paraíba (3,4 para 3,3), Alagoas (3,1 para 2,9), Bahia (3,3 para 3m2), Espírito Santo (3,8 para 3,6), Paraná (4,2 para 4), Rio de Janeiro (3,19 para 3,7) pioraram suas redes de ensino médio, enquanto 11 não alcançaram as notas propostas para o ano passado. São eles: Acre, Roraima, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

E AI DONA ALINE??? O QUE A SENHORA TEM A DIZER SOBRE ESSA AVALIAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO???

COMO A SENHORA MESMO DISSE, NUNCA SE VIU ISSO ANTES DA DESGOVERNANÇA CABRALHANA.

COM A PALAVRA.... ALINE ALMEIDA.

POR
DOM PAULO DE BEL
EDITOR DO
SINDICATO DO POVO
UM GRITO DE OPINIÃO
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