quinta-feira, 16 de maio de 2013

2013-16050376 - A GANACIA DA MÁFIA DOS TRANSPÓRTES COLETIVO DE PASSAGEIROS RODOVIÁRIO (leia-se “ônibus”) ESTÁ DEMAIS. ALEM DO AUMENTO ANUNCIADO PARA INÍCIO DO MÊS DE JUNHO, A FETRANSPOR E A RIO ÔNIBUS, QUEREM COBRAR PELA RECARGA DOS CARTÕES. PIORANDO A SITUAÇÃO, JÁ QUE ISSO NÃO FOI PERMITIDO, ELES ACABARAM COM OS POSTOS DE RECARGA TERCEIRIZADOS.



 O POVO TA FÚ E PAGANDO. QUEM TA FÚ E MAL PAGO, AINDA RECEBE ALGUMA COISA E O POVO NÃO RECEBE NADA E AINDA TIRAM DELE. JÁ FOI ANUNCIADO O AUMENTO NAS TARIFAS URBANAS PARA INÍCIO DE JUNHO. COMO SE ISSO NÃO BASTASSE, A MÁFIA QUER ABOCANHAR MAIS TRES POR CENTO NO ATO DE RECARREGAR OS CARTÕES. MAS ISSO, SÓ ESTA SENDO POSSIVEL FAZER AS CUSTAS DE SACRIFÍCIO DO POVO AO ENCARAR LOOOOOONNNNNNNNNGAS FILAS NA CENTRAL DO BRASIL, NAS ESTAÇÕES DAS BARCAS NA PRAÇA XV E EM NITEROI, EM MADUREIRA E NO TERMINAL ALVORADA.

O POVO PAGA POR TUDO, MAS, NÃO TEM DIREITO A NADA. COM ESSE MODO DE PENSAR, EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS SE DÃO BEM NA ESTÓRIA.

VEJA O ARTIGO EXTRAIDO DA INTERNET SOBRE A FOME DA FETRANSPOR.

Prefeitura disse não autorizar cobrança de 3% para depósito de crédito em Rio Card e Bilhete Único Carioca

A Rio Ônibus anunciou em sua página da internet que cobraria uma taxa de 3% para as recargas de Bilhete Único Carioca ou Rio Card, quando realizadas nos postos terceirizados ou terminais de autoatendimento do sistema. A Prefeitura, no entanto, afirmou ontem que não autoriza a cobrança. A Fetranspor, órgão que representa as empresas de transportes do Estado, garante que suspendeu a taxa.

"Tendo em vista as controvérsias suscitadas pela taxa de 3% sobre o serviço disponibilizado apenas no sistema de autoatendimento terceirizado, a Fetranspor decidiu suspender a cobrança", informa a nota enviada ontem.

Mais reclamações

Além da Prefeitura, outros órgãos ainda se mostraram contra. A Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj (Assembleia Legislativa) afirmou, antes de a cobrança ser suspensa pela Fetranspor, que entraria com um pedido de ação civil pública no MP (Ministério Público) contra os 3% a mais.

A deputada Cidinha Campos (PDT), presidente da Comissão, diz que a cobrança da taxa seria ilegal. "É uma bitributação, cobrança pelo mesmo serviço duas vezes", declarou a deputada a "O Dia".

A taxa também foi criticada pelo Procon, que argumenta que a cobrança fere o Código de Defesa do Consumidor, já que as cobranças extras por serviços devem ser de responsabilidade da empresa.

Superlotação na Central

Jorge Diran, 36, trabalha em um escritório de advocacia e é usuário do Rio Card. O leitor do enviou fotos ao jornal denunciando as constantes filas para recargas no posto da RioÔnibus na Central do Brasil, no Centro.

 
A FILA PARA RECARREGAR O RIO CARD NA CENTRAL DO BRASIOL
"A fila é diária. São poucos atendentes. Costumava desviar meu caminho até a r. da Assembleia, onde há um posto mais vazio", explicou ele.

A Fetranspor alega que já fez uma solicitação para ocupar uma área ainda maior na Central, em uma loja que hoje pertence à Secretaria de Segurança. A negociação do espaço, que fica no subsolo, está em fase de oficialização.

Além disso, o órgão explica que a situação seria ainda melhor se guichês da Supervia e do Metrô também fizessem a recarga, dividindo demandas.

PARA PIORAR A SITUAÇÃO A RIO CARD FECHOU OS POSTOS DE RECARGA QUE MANTINHA EM CONVÊNIO COM OUTRAS EMPRESAS COLOCANDO “MAQUININHAS” DE RECARGA ESPALHADAS PELA CIDADE.

REMUNERAVA MAL, INDUZINDO OS COMERCIANTES A “COBRAREM” EXTRA OFICIALMENTE MAIS R$ 0,50 (CINQUENTA CENTAVOS) POR RECARGA.

POR ISSO QUERIA ACRECENTAR MAIS TRES POR CENTO PARA GARANTIR QUE O POVO PAGUE PELO SERVIÇO E NÃO ELES.

TEM-SE QUE CONSIDERAR QUE ENTREGAMOS “ANTECIPADAMENTE” OS VALORES NOS COFRES DA MÁFIA E ISSO JÁ QUER DIZER QUE NADA DEVEMOS A ELES, MAS SIM, ELES DEVEM A NÓS.

NÃO TER MAQUINHINHA ESPALHADA SIGNIFICA QUE, EM MUITOS CASOS, O USUÁRIO TEM QUE PAGAR A TARIFA CHEIA PARA CHEGAR AO PONTO DE RECARGA E SÓ AI, PODERÁ USUFRUIR DO DESCONTO NAS TARIFAS.

MIL PESSOAS QUE NÃO USUFRUA DO DESCONTO NAS TARIFAS SIGNIFICA UM GRANDE GANHO PARA OS COFRES DA EMPRESA.

A EMPRESA QUE ROUBA NAS TARIFAS
NA EMPRESA NOSSA SENHORA DA PENHA, QUE, AINDA TEM SEÇÃO DIFERENCIADA NAS TARIFAS, QUANDO CHEGA A DEODORO SEGUINDO PARA NOVA IGUAÇU, O FISCAL TEM QUE ATUALIZAR O VALIDADOR PARA QUE DESCONTE O VALOR DA MEIA PASSAGEM. NÃO FAZ, ÀS VEZES POR ESTAR COM O CARRO LOTADO DEMAIS OU O SERVIÇO CORRIDO. OUTRAS VEZES POR DISPLICENCIA OU SACANAGEM MESMO.

ISSO FAZ COM QUE O PAGANTE PAGUE A TARIFA INTEIRA. AS PESSOAS NÃO COSTUMAM CONFERIR O VALOR DESCONTADO E O SALDO REMANESCENTE, PERMITINDO AI QUE A COISA ACONTEÇA A FAVOR DA MÁFIA.

É MAIS UM CASO A SER DENUNCIADO AO PROCOM. E QUE ESTE PROVOQUE O MP PARA TOMAR UMA ATITUDE CONTRA OS GOVERNOS E A MÁFIA.

POR
DOM PAULO DE BEL
EDITOR DO
SINDICATO DO POVO
UM GRITO PELA MORALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE COLETIVO RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
FALE COM O SINDICATO DO POVO. CLICK AQUI.
.
.
.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE. COMENTE A VONTADE, MAS NÃO OFENDA SEM ANTES TER AS GARANTIAS DO QUE VC ESCREVE, POIS VC SERÁ O RESPONSAVEL PELO QUE DIZ.

Atravez de seus comentários poderemos mudar algumas conciências nesse mundo. Comente com a sua opinião para que todos possam debater e IDENTIFIQUE-SE NO FINAL, mesmo que poste a matéria como ANONIMO. MUITO OBRIGADO.