ESSA
É MAIS UMA PRA BOTAR NA CONTA DO GOVERNADOR SERGIO PINÓQUIO CABRAL FILHO D....
O CHEFE DA GANGUE DOS GUARDANAPOS.
ESSA É MAIS
UMA QUE SAIU NA INTERNET E FOI FACIL DE PEGAR.
NO
FINALZINHO DO ARTIGO SOBRE O CABRAL, TEM UMA NOTA SOBRE O SEU PUPILO, PREFEITO
DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E TAMBEM MEMBRO DA GUANGUE DOS GUARDANAPOS, EDUARDO
PASPALHÃO, BRIGÃO DA SILVA.
Rio de Janeiro: cidade à venda?
Depois de anunciar o projeto “Estação
Patrocinada”, o Metrô Rio, concessionária que administra o metrô do Rio de
Janeiro, teve que voltar atrás em seus planos de “vender” o nome das estações
de metrô da cidade, que passaria a ser associado ao nome de empresas privadas.
No dia 16 de maio, o governador Sérgio Cabral vetou a proposta, que, de acordo
com a imprensa, havia sido idealizada pela empresa IMX, de Eike Batista. O site
do Metrô Rio já tirou do ar todas as informações relativas ao projeto.
Em nota, a assessoria de imprensa da
concessionária afirmou que “o projeto Estação Patrocinada não muda em absoluto
o nome das estações, e sim permite a adoção comercial de cada uma. Destacamos
que a receita acessória é revertida para o conforto dos usuários e ambientação
das estações, conforme previsto no contrato de concessão.” A assessoria diz
ainda que “os patrocinadores se comprometerão a oferecer serviços adicionais
para os usuários nessas estações. [...] Desta forma, poderão surgir nas
estações espaços de convivência, internet Wi-fi, ações culturais e exposições.”
Parece que o que foi enterrado, portanto, foi apenas a possibilidade de associação
do nome das empresas às estações.
Essa possibilidade de fato surpreendeu muita
gente. Pelo visto, nem o governador aguentou. Vale a pena lembrar, porém, que
desde o final de 2011, a SuperVia, concessionária privada que administra os
trens suburbanos e o teleférico do Alemão, já deu início a uma iniciativa
semelhante. Das seis estações do sistema, duas já tiveram seus nomes
“vendidos”: Alemão-Kibon e Bonsucesso-Tim. Mas o fato é que estamos falando de
coisa pública. Por serem administrados por concessionárias, o metrô, os trens e
os teleféricos não são menos públicos. As concessionárias não são “donas” nem
das estações, nem dos trens...
Catapultado pelo boom internacional de sua imagem, o Rio de
Janeiro está passando por um intenso processo de transformações. Se por um lado
o Brasil inteiro se alegra em ver a dinâmica positiva por que passa a cidade,
com criação de empregos, geração de oportunidades e melhoria da autoestima dos
cariocas, por outro, chega a ser assustador o sentido comercial e a selvageria
privatizante dessas mudanças. Qual o limite da comercialização da cidade e de
seus atributos? Até onde a publicidade pode tomar conta da cidade e se sobrepor
aos agentes e processos que a constroem?
Depois do frenesi imobiliário (que tem
expulsado muitos moradores da zona sul e do centro), depois de tantos recursos
públicos transferidos para empresas privadas na PPP do Porto Maravilha, de
remoções forçadas de favelas, da metáfora do processo em curso na cidade
expressa no jogo Banco Imobiliário Cidade Olímpica (produzido pela Estrela com
recursos da prefeitura), vender os nomes das estações de metrô pode até parecer
normal... No limite, se a toada é esta, o próximo passo será vender os próprios
cariocas?
Em tempo: Soube recentemente que a prefeitura
do Rio teve que recolher as unidades do Banco Imobiliário distribuídas para as
escolas públicas municipais e que o Ministério Público do Rio de Janeiro
instaurou um inquérito para investigar o contrato com a Estrela.
AGORA ME
DIZ. DA PRA SE ORGULHAR DE SER CARIOCA OU FLUMINENSE???
FLUMINENSE,
NEM DO TIME DAS LARANJEIRAS. PODE ESTAR CONTAMINADO POR SE LOCALIZAR AO LADO DO
PALACIO DAS ROUBALHEIRAS E SEDE DA GANGUE DOS GUARDANAPOS.
POR
DOM
PAULO DE BEL
EDITOR
DO
SINDICATO
DO POVO
UM
GRITO DE TAMUS FÚ E PAGANDO.
FALE
COM O SINDICATO DO POVO. CLICK AQUI.
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