quarta-feira, 6 de junho de 2012

2012-06060179 - RECICLAGEM? DE QUE (OU DE QUEM?)


ESTAVA NAVEGANDO PELA NET ATUALIZANDO OS CONHECIMENTOS ATRAVEZ DOS FATOS, QUANDO DEPAREI COM UM ARTIGO SOBRE O LIXÃO DE GRAMACHO. ENTRE OS TANTOS, ACHEI ESSE INTERESSANTE PELO SENTIDO DA COISA.

LEIAM O ARTIGO E PRESTE ATENÇÃO NAS PALAVRAS DO JORNALISTA. ELE APRESENTA A MAIS PURA VERDADE SOBRE RECICLAGEM. ANTES, ELE EXPÕE OS FATOS QUE CONFIRMAM O SEU PARAGRAFO FINAL O QUAL EU GRIFO E DESTACO COM LETRAS VERMELHAS.

VAMOS A MATÉRIA.

Aterro Sanitário de Jardim Gramacho e os políticos – precisamos é de reciclagem

quinta-feira, 3 maio 2012, 15:41 – BLOG OPINIÃO e postado também no CAXIAS DIGITAL

A discussão é oportuna, urgente e bombástica, indo muito além dos discursos fáceis, das soluções superficiais e da visão estreita dos políticos e tecnocratas.

Por Heraldo HB – A notícia de que o lixão de Jardim Gramacho será desativado muito brevemente tem colocado no ventilador uma cacetada de questões delicadas e constrangedoras envolvendo as gestões públicas das cidades do Estado, a cultura capitalista do descartável, a tosquice da classe política e os desafios da humanidade na resposta ao que fazer com aquilo que é lixo e o que é “considerado” lixo.

O Jardim Gramacho sempre foi nesses quarenta anos um dos modelos mais bem acabados da tragédia social do país – e da vergonha de Caxias em ser o lixão da cidade maravilhosa. Primeiro porque quem conhece de dentro a situação sabe que as relações entre política e crime são muito entrelaçadas e promíscuas, principalmente nas épocas de eleição.

Segundo porque os catadores de lixo são uma classe invisibilizada ao extremo, mas que nos últimos anos tem se organizado nacionalmente, forçando o poder público de todas as esferas a pensar soluções que levem em consideração o fator humano e as implicações políticas e econômicas da “questão do lixo”.

Recentemente, o documentário Lixo Extraordinário, ambientado no Jardim Gramacho e focando os trabalhadores da coleta do lixo, foi destaque em Hollywood, na disputa do Oscar, trazendo um foco de luz mundial para a problemática. Como definiu brilhantemente um amigo comentando o episódio: “Caxias vai ao Oscar com o cu à mostra”. Lixões existem em todo o país, mas não é coincidência que um dos mais famosos e monstruosos seja justamente aqui na cidade do PIBzão e do IDHzinho, e justamente às margens da tão decantada Baía de Guanabara… Afinal, são décadas de lixão, orçamento municipal astronômico e descaso. Décadas.

Mas agora que o fim do dito Aterro se aproxima, a questão põe a nu o impasse do lixo, principalmente seu descarte, lançando desafios a toda sociedade, e principalmente a quem é pago com impostos para dialogar com a sociedade na busca de soluções.

Se bem que as questões técnicas e filosóficas sobre o lixo são algo perto do inalcançável quando se constata que mesma a simples coleta urbana é sofrível. Há mais de seis meses que Caxias convive com micro-lixões em cada bairro, em cenas lamentáveis. E se for alongar mais o assunto entra em Locanty, Delta, e por aí vai.

Na verdade, o que precisamos urgente é de reciclagem – reciclagem de políticos. Até porque a maioria que aí está é como o lixão do Jardim Gramacho: faz mal e já deveria ter sido desativada há muito tempo, por vergonha e mau cheiro.
Site Lurdinha - http://lurdinha.org/site/

DEPOIS DE LER O ARTIGO TODO E, PRINCIPALMENTE, O ÚLTIMO PARAGRAFO, O AUTOR TEM OU NÃO TEM RAZÃO??

EU ASSINO EM BAIXO. PRINCIPALMENTE PORQUE SEI, POR EXPERIENCIA PRÓPRIA, QUE QUANDO ALGUEM QUER COLETAR SELETIVAMENTE O LIXO DE ALGUMA COMUNIDADE URBANIZADA, OS SENHORES PREFEITOS E SUAS GANGS, NÃO PERMITEM.

NÃO PERMITEM PORQUE VAI DIMINUIR O PESO DOS CAMINÕES CONTRATADOS. COM ISSO, O GOVERNO MUNICIPAL PAGARÁ MENOS PELA COLETA E ISSO ACARRETA EM MENOR VOLUME DE RETORNO DA PROPINA OU COMISSÃO OU SEJA, LÁ O NOME QUE QUEIRA DAR AO DINHEIRO QUE VOLTARÁ PARA O BOLSO DO PREFEITO E SUA GANG.

ELES NÃO QUEREM PERDER, MESMO QUE ISSO SACRIFIQUE O POVO.

POR
DOM PAULO DE BEL
EDITOR DO
SINDICATO DO POVO
UM GRITO PELA
INSANIDADE DOS
POLÍTICOS COM MANDATO.
.
.
.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE. COMENTE A VONTADE, MAS NÃO OFENDA SEM ANTES TER AS GARANTIAS DO QUE VC ESCREVE, POIS VC SERÁ O RESPONSAVEL PELO QUE DIZ.

Atravez de seus comentários poderemos mudar algumas conciências nesse mundo. Comente com a sua opinião para que todos possam debater e IDENTIFIQUE-SE NO FINAL, mesmo que poste a matéria como ANONIMO. MUITO OBRIGADO.