segunda-feira, 18 de junho de 2012

2012-18060192 - EM TEMPOS DE RIO + 20, VALE A PENA LER ISSO

O manual da reciclagem
Os especialistas derrubam alguns dos mitos mais difundidos sobre a reciclagem e dão dicas básicas para quem quer começar a separar o lixo
Por Monica Weinberg*
Revista Veja - 05/09/2007




OUTROS SITIOS A CONSULTAR
Planeta Sustentável
O Movimento
O Conselho
Parceiros
Sustentabilidade é
Planetinha

Sustentabilidade nas empresas
Grupo Abril
CPFL Energia
Bunge
Sabesp
Petrobras
Grupo Camargo Corrêa
Caixa

Segunda-feira, 18 de Junho de 2012
Busca avançada
lixo
PAULO BATELLI

GUIA VEJA
O manual da reciclagem
Os especialistas derrubam alguns dos mitos mais difundidos sobre a reciclagem e dão dicas básicas para quem quer começar a separar o lixo

VALE A PENA FAZER
Separar o lixo seco de todos os restos orgânicos: um copo sujo de cafezinho pode inutilizar quilos de papel limpo- e reciclável.

Lavar as embalagens para retirar os resíduos dos alimentos e dos produtos de higiene e limpeza.

NÃO VALE A PENA FAZER
Separar o lixo seco por tipo de material. As empresas e cooperativas farão uma nova triagem- estando o lixo organizado ou não.

Amassar latas e garrafas PET ou desmontar as embalagens longa-vida. São medidas que não encurtam em nada o processo de reciclagem. MAS AJUDAM NA SEPARAÇÃO NAS COOPERATIVAS E NAS RECICLADORAS.

O LIXO ESPECIAL

LAMPADAS




O que fazer:
separar as fluorescentes num lixo à parte. Misturados aos outros restos, os cacos costumam ferir os catadores. Já as lâmpadas incandescentes não são recicladas, uma vez que, segundo mostram as pesquisas, não causam impacto negativo no meio ambiente - elas devem ser depositadas, portanto, EM LIXO SEPARADO PARA NÃO PROPORCIONAR ACIDENTES.

BATERIAS



O que fazer:
reciclam-se só as de telefones sem fio, filmadoras e celulares - as outras, assim como as pilhas, têm baixa concentração de metais pesados e por essa razão não são tidas como prejudiciais ao meio ambiente. Para reciclar, faça um lixo separado: como as baterias são frágeis, podem romper-se e contaminar o restante dos detritos. EXISTEM POSTOS COLETORES ESPALHADOS POR DIVERSAS LOJAS COMERCIAIS, PORTANTO, O ACONSELHAVEL É LEVA-LAS ATÉ ELES E DEPOSITAR NOS CONTAINERS APROPRIADOS.

CACOS DE VIDROS E ESPELHOS



O que fazer:
embalar em jornal e colocar num lixo separado. Seguirão para vidraçarias - e não para as tradicionais fábricas que reciclam vidro. JUNTE A ESTES AS LAMPADAS COMUNS.

OS ESTRAGOS DO ÓLEO DE COZINHA


O óleo de cozinha é um dos alimentos mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares. Eis o número:

1 LITRO de óleo de cozinha polui 1 MILHÃO DE LITROS de água.

Como reciclar: colocar o óleo em garrafas PET bem vedadas e entregá-las a uma das várias organizações especializadas nesse tipo de reciclagem (ver no site www.cempre.org.br).

Destinos do óleo usado: fábricas de sabão e produção de biodiesel.

LEIA TAMBÉM:
Comece a reciclar
*Com reportagem de Flávia Pinho

EMTEMPO DE RIO + 20, ISSO VALE MAIS DOQUE GASTAR BILHÕES TRAZENDO GENTE PARA DISCUTIR INTERESSES PARTICULARES EM BUSCA DE SOLOÇÕES INDIVIDUAIS.

SE CADA UM DE NÓS FIZERMOS O MÍNIMO POSSIVEL A AJUDA PARA MELHORAR O AMBIENTE INTEIRO TERIA RESULTADOS MAIS POSITIVOS.

LEMBRANDO RUI BARBOSA:

“O HOMEM É O ÚNICO ANIMAL QUE COSPE NA ÁGUA QUE BEBE, MATA SEM A NECESSIDADE DE SACIAR SUA FOME E DESPERDIÇA SEUS ALIMENTOS”

POR
DOM PAULO DE BEL
EDITOR DO
SINDICATO DO POVO
UM GRITO EM PROL DA NATUREZA E REPUDIO A BALELAS COMO ESSA COISA DE RIO + 20 QUE SÓ SERVE PARA GASTAR BILÕES RECEPCIONANDO VELHOS IDIOTAS QUE NÃO QUEREM O BEM ESTAR DA HUMANIDADE, MAS SIM CADA UM COM SEUS INTERESSES PRÓPRIOS OU DE SUAS NACIONALIDADES.
.
.
.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE. COMENTE A VONTADE, MAS NÃO OFENDA SEM ANTES TER AS GARANTIAS DO QUE VC ESCREVE, POIS VC SERÁ O RESPONSAVEL PELO QUE DIZ.

Atravez de seus comentários poderemos mudar algumas conciências nesse mundo. Comente com a sua opinião para que todos possam debater e IDENTIFIQUE-SE NO FINAL, mesmo que poste a matéria como ANONIMO. MUITO OBRIGADO.