Saiba os
detalhes que podem evitar frustração ao contratar o "combo" das
operadoras
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Rede de Contribuidores - Por Fábio Martins | Yahoo! Rede de Contribuidores
São
tantas operadoras, planos, canais, pacotes, velocidade e termos que fica
difícil para o consumidor saber o que escolher na hora de assinar um combo com
tv a cabo, internet e telefone. Pior ainda quando ele compra uma coisa pensando
ter comprado outra ou recebe uma cobrança adicional na sua fatura que ele nem
sabia que existia.
Para
evitar dor de cabeça, basta prestar atenção em sete dicas básicas que
facilitarão muito a vida do futuro assinante. Em primeiro lugar, saiba o tipo
de plano que deseja ter; depois se informe sobre a operadora; confira no site
da empresa a lista de canais oferecidos; veja se a velocidade condiz com sua
necessidade; tenha em mãos o telefone do SAC e da ouvidoria da prestadora de
serviço; exija uma cópia do contrato impresso na hora de instalar; conheça o
histórico de problemas e soluções da empresa.
Quem
nunca bateu na testa e se perguntou "onde eu estava com a cabeça na hora
de contratar essa empresa?" Pois é. Dá para se safar dessa situação
fazendo uma pequena pesquisa de campo. Segundo a assessora técnica da Fundação
de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), Marta Aur, antes
de assinar com qualquer operadora o consumidor precisa conversar com seus
vizinhos (se morar em prédio é essencial saber se o condomínio aceita a
instalação e qual companhia é a padrão de lá) e olhar os órgãos de defesa do
consumidor para saber quais são as empresas que têm maiores reclamações e como
elas solucionam esses problemas.
No
site da entidade paulista, por exemplo, há um ranking detalhado sobre esse
assunto. "O consumidor precisa ter em mãos também os números de telefone
do SAC e da ouvidoria da empresa antes de escolher sua prestadora de serviço. É
essencial para que ele não fique ligando para diversos números até encontrar o
atendimento corrreto ", alerta Marta.
Se
você prefere se ligar no que acontece no Campeonato Brasileiro de Futebol ao
invés dos últimos lançamentos de cinema, ou se está ansioso e com a pipoca na
panela esperando um vencedor do Oscar aparecer na sua tela e não está nem aí
para os dribles do Neymar, Marta aconselha a simular a compra do pacote no site
da operadora para saber se os canais desejados pelo assinante estarão no plano
adquirido.
É
preciso ficar atento também a velocidade de internet desejada. Se determinada
pessoa usa muitas transferências de dados ela precisa de uma banda alta para
não ultrapassar o limite mensal de download e upload e, com isso, não ter
cobrança adicional ou queda de velocidade dependendo do contrato. Para evitar
esse tipo de surpresa, a assessora técnica do Procon-SP alerta que o cliente
deve exigir um contrato assinado por escrito na hora da instalação. "Ele
pode, mediante o número do protocolo, pedir também o áudio da gravação da
conversa dele no ato da compra pelo telefone", ressalta.
Por
falar em contrato, não marque bobeira que nem o Flamengo no caso Ronaldinho.
Marta explica que em casos de plano de fidelidade, o contrato precisa mostrar
de maneira clara o benefício que o consumidor está recebendo, com os valores
exatos dos descontos e da multa que ele pode receber, caso quebre o contrato.
"Se isso não estiver detalhado, não pode ser fidelizado", comenta.
Ela completa afirmando que mesmo assim, o cliente pode cancelar a assinatura
unilateralmente sem ter que pagar multa caso a empresa apresente um vicio de
qualidade (serviço mal executado, inadequado ou impróprio).
E
se mesmo tomando todas as providências o cliente não consiga um atendimento de
qualidade ou não receber o serviço prometido a ele no ato da compra, Marta
orienta o consumidor a seguir a seguinte ordem: "Em primeiro lugar, ele
procura o SAC da empresa. Caso não resolvam seu problema, ele deve pegar o
protocolo de atendimento e procurar a ouvidoria. Se mesmo assim ele não
conseguir solucionar o caso, ele deve pedir ajuda aos órgãos de defesa do
consumidor", finaliza.
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POR
DOM PAULO DE
BEL
EDITOR DO
SINDICATO
DO POVO
UM
GRITO PELA INFORMAÇÃO
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