domingo, 4 de agosto de 2013

2013-04080511 - A INTERNET E A DEMOCRACIA. UMA FERRAMENTA PODEROSA A SERVIÇO DO POVO.



SINAIS DE FUMAÇA, TAMBORES, POMBOS CORREIOS, MENSAGEIROS A PÉ, DE CARRO, ENTREGA DE MENSAGENS, SEDEX, BIP’s, TELEFONES, RÁDIOS, CELULARES, E O ESQUIMBAU. TUDO ISSO, JÁ ERA; AGORA É INTERNET.

A MODERNIDADE CHEGOU. O QUE ANTES CHEGAVA A NÓS POR RÁDIO, JORNAL ESCRITO, E DEPOIS A TELEVISÃO, PASSOU PARA TELEFONE E CELULARES. ATUALMENTE O USO DA INTERNET ENCURTA DISTÂNCIAS E O TEMPO. PODEMOS ESTAR DO OUTRO LADO DO MUNDO EM SEGUNDOS. INSTANTANEAMENTE.

O USO DA FERRAMENTA SERVE PARA MUITAS OUTRAS COISAS. POR EXEMPLO, ACUSAR E DFENDER POLÍTICOS. CAUSAR COMOÇÕES POPULARES E AGITAR O POVO NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS QUE LHES AFLINGE.

ACHEI, NA INTERNET, UM ARTIGO FALANDO SOBRE O USO DESSA FERRAMENTA EM ATIVIDADES POLÍTICAS. ESSE ARTIGO COMENTA SOBRE O “ANTES” E O “AGORA” EM RELAÇÃO À CRIAÇÃO DA INTERNET.

ANTES DO USO DA INTERNET, A INFLUÊNCIA VINHA ATRAVES DA IMPRENSA ESCRITA, (JORNAIS), FALADA (RÁDIO), E TELEVISADA, E, ATÉ HOJE, MANTEM ESSA TÉCNICA NA BUSCA DESSA INFLUÊNCIA.

O USO DA INTERNET VEM MUDANDO ESSA PRERROGATIVA E DANDO LUGAR A VOZ POPULAR. A PARTIR DE ALGUM TEMPO, OS USUÁRIOS DESSA FERRAMENTA VEM AUMENTANDO E TIRANDO PROVEITO DISSO PARA EXPOR SUAS IDÉIAS E OPINIÕES. A PARTIR DAÍ SE REUNEM EM “FORUNS” E EM “BLOCOS DE DEBATES” PARA DISSECAR ASSUNTOS QUE A MÍDIA PRIVADA NÃO TEEM INTERESSE EM ABRIR ESPAÇO.

UM ORGÃO DE IMPRENSA PRIVADA MACOMUNHADAO COM O PODER ECONÔMICO E POLÍTICO, JAMAIS ABRIRÁ ESPAÇO PARA QUE A POPULAÇÃO DEBATA CONTRA SEUS ANUNCIANTES E POLITICOS PROTETORES. ESSA MESMA IMPRENSA, PODE LEVANTAR OU DERRUBAR.

ABAIXO O ARTIGO ENCONTRADO NO BLOG DOS PALAVREIROS QUE O SINDICATO DO POVO “SEGUE” EM BUSCA DE OPINIÕES.

 A internet salvou Lula e a democracia de mais um golpe da velha mídia.


Segundo o jornalista, à frente do Diário do Centro do Mundo e ex-diretor do Núcleo Exame, da Abril, “o fato de que a mídia digital não é controlada pelos suspeitos de sempre – Marinhos, Frias, Civitas, Mesquitas – é alentador não apenas para o ex-presidente mas para a democracia”.

Ex-diretor do Núcleo Exame, da Editora Abril, o jornalista Paulo Nogueira comenta declaração de Lula sobre a era da internet. Para ele, “o fato de que a mídia digital não é controlada pelos suspeitos de sempre – Marinhos, Frias, Civitas, Mesquitas – é alentador não apenas para o ex-presidente mas para a democracia”. Leia o artigo publicado no Diário do Centro do Mundo

Lula foi salvo pela mídia digital

Nem Getúlio e nem João Goulart tiveram um contraponto ao ataque selvagem da imprensa.

Lula, com razão, deu ontem graças a Deus pelo aparecimento da internet, “nossa mídia”

Não que a internet seja dele, ou do PT. Mas o fato de que a mídia digital não é controlada pelos suspeitos de sempre – Marinhos, Frias, Civitas, Mesquitas – é de fato alentador não apenas para Lula mas para a democracia.

No Brasil, os interesses privados da mídia desestabilizaram, ao longo da história, mais de um governo que não fizesse o que o chamado 1% queria que fizesse.

Jango, em 1964, foi derrubado. Antes dele, em 1954, Getúlio foi levado ao suicídio.

Não havia o contraponto que a internet oferece. A sociedade era manipulada sem a menor cerimônia.

Lacerda falava no “Mar de Lama” de Getúlio, e todos reproduziam. A maneira mais canalha e mais barata de atacar governos de esquerda é pelo lado da “corrupção”.

Os cidadãos mais influenciados pelo noticiário são levados a crer que o que existe na política é uma roubalheira, e que tirando o partido do poder o problema estará resolvido.

Quem mais fala em corrupção à luz do sol em geral é quem mais à pratica na sombra. Nos últimos anos, as empresas de mídia, por exemplo, levaram a sonegação de impostos ao estado da arte enquanto bradavam em manchetes sermões moralistas e mentirosos.
Mas o que você pode fazer quando todos os microfones estão com os outros?

Getúlio Vargas, num gesto inteligente e ao mesmo tempo desesperado, tentou criar uma alternativa à voz ultraconservadora dos barões da imprensa.

Ajudou o jornalista Samuel Wainer a lançar a Última Hora, jornal voltado para os interesses populares. Mas foi uma voz solitária contra a de uma matilha.

Carlos Lacerda, o Corvo, o desestabilizador mais estridente, começou a atacar Wainer por não ter nascido no Brasil, o que contrariaria a lei que rege a propriedade de mídia no Brasil.

(Ninguém, mais tarde, reclamaria do fato de a família Civita não ser originária do Brasil, excetuados os Mesquitas aristocráticos, porque ali estava mais uma voz da turma.)

Sob as condições em que foram caçados Getúlio e Jango, é presumível que Lula não tivesse resistido ao assédio.

Imagine o circo do mensalão sem o contrapeso da mídia digital. Provavelmente teríamos hoje um presidente chamado Joaquim Barbosa, a serviço do 1% e comprometido com a Globo e tudo que de maléfico ela representa.

Por isso Lula deve ser mesmo grato à internet. E não apenas ele, mas todos aqueles – petistas ou não – que anseiam por um país menor desigual e injusto do que aquele que a elite representada pelas famílias da mídia impuseram aos brasileiros.

MINHA RESPOSTA ANALÍTICA DA COISA AO AMIGO PALAVREIRO,

APESAR DE TER NASCIDO EM 1952 E NÃO TER VIVIDO A HISTÓRIA DA ÉPOCA, TENHO CONHECIMENTO PELAS DIVULGAÇÕES PÚBLICAS E ESCOLARES.

NO QUE POSSO DIZER SOBRE A MÍDIA ESCRITA E TELEVISADA, É QUE CONCORDO QUE AS ILUSTRES TAIS FAMÍLIAS CITADAS IMPUSERAM AO POVO SUAS CONVICÇÕES NA MARRA. COMO NÃO EXISTIA OUTRO MEIO DE COMUNICAÇÃO ONDE O POVO PUDESSE SE EXPRESSAR, ERAMOS OBRIGADOS A ENGOLIR O QUE NOS IMPONHAM GOELA ABAIXO.

NOS DIAS DE HOJE, ISSO NÃO ACONTECE POR QUE HÁ UMA GRANDE QUANTIDADE DE OPINIÕES A SEREM DIVULGADAS PELA MÍDIA DIGITAL E NÃO CONTROLADA.

QUANTO AS MANIFESTAÇÕES OCORRIDAS, NO RIO DE JANEIRO, NO EPISÓDIO QUE SE CONVENCIONOU CHAMAR DE DIA DA ALERJ - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (PARA QUEM NÃO É DO RIO), A MANIFESTAÇÃO PACÍFICA FOI CONVOCADA ATRAVEZ DA MÍDIA INTERATIVA E, A BADERNA FOI NO BOCA A BOCA MESMO E NO MEIO DA AVENIDA RIO BRANCO, FEITA PELOS INFILTRADOS DO GOVERNO COM A FINALIDADE DE BANALIZAR O MOVIMENTO.

PELA INTERNET SE FAZ O QUE É BOM E O QUE É RUIM, MAS, AS FALCATRUAS FEITAS ÁS ESCONDIDAS, NÃO SE FAZEM PELA INTERNET E NEM PELOS TELEFONES. ISSO SE FAZ NO BOCA A BOCA EM SALAS FECHADAS COMO NOS "GABINETES" DOS POLÍTICOS.

NÃO ME IMPORTO SE LULA (OU OUTRO POLÍTICO QUALQUER) FOI SALVO OU CONDENADO PELA INTERNET. O QUE IMPORTA É QUE O POVO, USANDO-A ESTA PÁRTICIPANDO E TOMANDO ATITUDES EM DEFESA DA VIDA QUE LHES ATINGE. (QUE OS PRÓXIMOS SEJAM O CABRAL E O ALKIMIM)

COMO O ARTIGO ACIMA CITA, CARLOS LACERDA FALAVA AO VIVO E A MÍDIA REPRODUZIA DA MANEIRA QUE MAIS LHE CONVINHA.

NOS DIAS DE HOJE, A REDE GLOBO, NOTICÍA A COISA DA MANEIRA QUE LHE É CONVENIENTE. SE A COISA DEVE SER INSISTENTE, A NOTÍCIA VAI AO AR OITO VEZES AO DIA. SE NÃO, ... ATE NENHUMA.

AQUI NO RIO DE JANEIRO, A GUERRA ENTRE OS NOTICIÁRIOS ENTRE AS EMISSORAS DE TV É ESPANTOSA. UMA ESPERA A OUTRA NOTICIAR PARA VER COMO VAI FAZER A SUA MATÉRIA SOBRE TAL ASSUNTO.

NAS COISAS DO DIA A DIA, A GLOBO NEM SE IMPORTA EM NOTICIAR DE TUDO O QUE ACONTECE E ATÉ COMETE ERROS GRAVISSIMOS COMO NOTICIAR LUGARES ERRADOS.

A COLUNA "RADAR" QUE VAI AO AR NOS JORNAIS LOCAIS INFORMANDO A SITUAÇÃO DO TRANSITO NA CIDADE, COMETE ERROS BARBAROS SENDO UMA SIMPLES APARIÇÃO DE ALGUNS SEGUNDOS COM IMAGEM DE UM HELICOPTERO.

QUANDO TRATA-SE DE NOTICIAR AS SACANAGENS FEITAS PELOS POLITICOS, A EMISSORA TOMA O MAIOR CUIDADO EM NÃO PECAR COM AS PALAVRAS. REDATORES DIGITAM NAS PONTAS DOS DEDOS PARA NÃO PRECIONAR MUITO AS TECLAS COM MEDO DE FERIR A VAIDADE E A PERSONALIDADE (FALSA) DOS INFRATORES.

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS. A DO POVO, SEMPRE É MAIS PESADA E QUANDO OS FAVORECEM É SEMPRE A MENOR.

A COISA FLUI CONFORME OS INTERESSES. QUEM FORMA COM CANALHAS SE IGUALAMA ELES E AGEM COMO ELES LHES FAVORECENDO NA FORMA QUE LHE CONVEM. NO CASO, A NOTÍCIA.

A NOVA TENDÊNCIA É QUE A PARTIR DE AGORA, O POVO PARTICIPE MUITO MAIS ATRAVES DAS MÍDIAS INTERATIVAS NÃO PERMITINDO QUE POLÍTICOS SE SOBRESSAIAM COM SEUS DESMANDOS E SUAS ROUBALHEIRAS.

ESPERAMOS QUE CABRAIS, ALKIMIN's, SARNEIS, DELIBIOS, MENSALEIROS E TODA ACORJA QUE PRATICARAM ATOS LESIVOS AO ERÁRIO PÚBLICO, NÃO MAIS TENHAM A CHANCE DE FAZÊ-LOS NOVAMENTE E QUEM NÃO SURJA MAIS NENHUM OUTRO EM SUBSTITUIÇÃO A ESSES.

QUANTO AO COMBATE AOS MENSALEIROS E AO TODO PODEROSO JOAQUIM BARBOSA, ACHO QUE DAQUI PRA FRENTE, SERÁ BEM MAIS DIFICULTOSO COM A PERMANENCIA DA MÍDIA DIGITAL PARA DENUNCIAR. PIOR AINDA SE HOUVER CONLÚIO DO CARGO MÁXIMO DA JUSTIÇA BRASILEIRA COM EMISSORAS SONEGADORAS (OU NÃO) QUE VESTEM CAPAS DE OVELHAS , POREM, MAQUENEISTAS E AINDA MAIS SE FOR EM BUSCA DE "PERDÕES" OU "ABAFAMENTO DOS CASOS".

LULA É TÃO GRATO A DEMOCRACIA DIGITAL QUE AGRADA, EM MUITO, Á, EMPRESAS QUE FABRICAM COMPUTADORES E INCENTIVA, O POVO, AO USO DA INTERNET.

AGORA, NENHUMA ELITE SE ESCONDE DA POPULARIDADE DEMOCRATICA E TERÁ QUE ANDAR NA LINHA. CASO CONTRÁRIO...  A CASA CAI E O MUNDO INTEIRO FICA SABENDO. HAJA VISTO QUE ESSE BLOG TEM SIDO VISTO EM VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA, ASIA, AMÉRICA DO NORTE E ORIENTE MÉDIO. (MAIS TARDE PUBLICAREI SOBRE ISSO)

QUE O POVO TENHA CORAGEM DE DENUNCIAR AS MAZELAS POLÍTICAS E, MAIS AINDA, A CORAGEM DE COBRAR, DOS RESPONSAVEIS, PELOS ATOS INFRACIONAIS E DOS QUE DETEM O PODER DE PUNI-LOS, AS CONSEQUÊNCIAS E OS CASTIGOS PENALIZADOS PELA LEI.

COM A PALAVRA, OS INTERNAUTAS QUE LEEM O SINDICATO DO POVO.

POR
DOM PAULO DE BEL
EDITOR DO
SINDICATO DO POVO
UM GRITO PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E COM DIREITO AOS MAUS POLÍTICOS DO PAÍS.
FALE COM O SINDICATO DO POVO. ENVIE UM E-MAIL PARA – sindicatodopovo@ymail.com – OU CLICK AQUI.
.
.
.
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE. COMENTE A VONTADE, MAS NÃO OFENDA SEM ANTES TER AS GARANTIAS DO QUE VC ESCREVE, POIS VC SERÁ O RESPONSAVEL PELO QUE DIZ.

Atravez de seus comentários poderemos mudar algumas conciências nesse mundo. Comente com a sua opinião para que todos possam debater e IDENTIFIQUE-SE NO FINAL, mesmo que poste a matéria como ANONIMO. MUITO OBRIGADO.