AMIGOS.
NAS CONTAS DE ENERGIA ELÉTRICA EMITIDAS PELA LIGHT SERVIÇOS ELÉTRICOS S/A, COM ATUAÇÃO DIRETA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO, A EMPRESA COLOCA MATÉRIA ENTITULADA COMO "QUALIDADE NO ATENDIMENTO É O NOSSO FOCO. E VOCÊ COMPROVOU", ONDE DIZ QUE REVISTA "EXAME" E O "INSTITUTO BRASILEIRO DE RELAÇÕES COM O CLIENTE (IBRC)" REALIZARAM, ENTRE ABRIL E DEZEMBRO DE 2009, UMA PESQUISA PARA AVALIAR O ATENDIMENTO PRESTADO AO CLIENTE PELAS MAIORES EMPRESAS DO BRASIL.
CITA, AINDA, QUE NO RANKING DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA, A LIGHT FOI A PRIMEIRA COLOCADA E GANHOU O TITULO DE "DESTAQUE SETORIAL EM ATENDIMENTO AO CLIENTE". E FECHA COM A EXALTAÇÃO "ISSO COMPROVA O NOSSO COMPROMISSO COM A QUALIDADE DO ATENDIMENTO E MOSTRA QUE TODO INVESTIMENTO REALIZADO PELA EMPRESA TRAZ RESULTADOS E RECONHECIMENTOS".
RECONHEÇO QUE NINGUÉM INVESTE DINHEIRO EM NADA, SENÃO NA BUSCA DE RETORNO COMPENSADOR. RECONHEÇO QUE AS PESSOAS QUE PRESTAM ATENDIMENTO PESSOAL, NAS AGÊNCIAS DA EMPRESA SÃO ESTETICAMENTE BONITAS E DE CERTA FORMA EDUCADAS. RECONHEÇO ELABORARAM UM PADRÃO ORGANIZADO DE ATENDIMENTO. RECONHEÇO QUE O PADRÃO ATENDE ÁS CARACTERISTICAS ADMINISTRATIVAS DA EMPRESA. MAS, E A SATISFAÇÃO DO CLIENTE??????????? AQUELAS OPÇÕES DE RESPOSTAS PRONTAS (INDUÇÃO) A SEREM ESCOLHIDAS PELO CLIENTE, NÃO TRADUZ A REALIDADE DO PENSAMENTO E NEM DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE.
SERÁ QUE LEVARAM EM CONTA AS RECLAMAÇÕES FEITAS PELO 0800, DURANTE O PERÍODO EM QUE SE HOUVE "MUSIQUINHA", QUE NO CASO DA LIGHT, É PROPAGANDA E ENGANOSA.
EU, PARTICULARMENTE, NÃO ACREDITO NA EDITORAÇÃO DA REVISTA MENCIONADA NA CONTA. LÁ VOCÊ PODE PAGAR PARA TER A SUA MATÉRIA PUBLICADA E EM CADA EDIÇÃO VOCÊ TERÁ PELO MENOS UMA PÁGINA DE ANÚNCIOS. A LIGHT, PAGA POR ANÚNCIOS DE DUAS PÁGINAS E DEPOIS PODE COMPRAR ESPAÇOS PARA MATÉRIA A SEU FAVOR.
TAMBÉM, DESCONFIO QUE ESSE INSTITUTO É UM ELEMENTO CORPORATIVO, PATROCINADO QUE O LEVAM A BUSCAR SOMENTE O QUE INTERESSA E TRANSMITINDO UM DESCRÉDITO. JÁ NÃO ACREDITO, A MUITO TEMPO, EM PESQUISA DE MERCADO E NEM AS DO GOVERNO COMO O SENSO, POR EXEMPLO.
LEMBRAM-SE DO APAGÃO ELÉTRICO OCORRIDO EM 2001??? A CAUSA, - INCOMPETÊNCIA GESTORA. A CONSEQUÊNCIA, - UM SEGURO PAGO PELO POVO PARA COMPENSAR UMA QUEDA NA RECEITA FINANCEIRA DOS CULPADOS.
O SEGURO APAGÃO, COBRADO COMPULSORIAMENTE, PARA COMPENSAR A REDUÇÃO DA RECEITA FOI PAGA PELO CONSUMIDOR NA MARRA, SEM QUE ESTE TIVESSE CULPA DA MÁ ADMINISTRAÇÃO DO SETOR.
SOLICITARAM, EM VARIADAS CAMPANHAS PUBLICITARIAS NO RÁDIO, NA TV, JORNAIS E REVISTAS, QUE SE ECONOMIZASSE ENERGIA. ISSO LEVOU A REDUÇÃO DA RECEITA. AI, INVENTARAM QUE O POVO (sempre o povo) PAGASSE PELA INCOMPETÊNCIA DOS GESTORES. OS GESTORES NADA PERDERAM, CONTINUARAM COM SEUS CARRÕES, JATINHOS E IATES. SEUS FILHOS NÃO MUDARAM DE ESCOLA, NEM AO MENOS TIVERAM UMA MÍNIMA REDUÇÃO NOS SEUS PADRÕES DE VIDA.
MAS O POVO ENGROSSOU A RECEITA DOS FABRICANTES DE LÂMPADAS, DE CABOS ELÉTRICOS, E DOS SALÁRIOS DOS DIRIGENTES DO SETOR ENERGÉTICO ELÉTRICO.
NESSA MESMA CONTA, A EMPRESA MANTÉM UMA COLUNA COM O TITULO "DIREITOS E DEVERES" APONTADA DIRETAMENTE PARA O CONSUMIDOR ONDE DIZ
"É SEU DIREITO: SER COMUNICADO, ATRAVEZ DA CONTA DE ENERGIA, SOBRE A EXISTÊNCIA DE DÉBITOS ANTERIORES"
"É SEU DEVER: PAGAR A SUA CONTA DE ENERGIA ATÉ O DIA DO VENCIMENTO. EM CASO DE ATRASO, A CONCESSIONÁRIA PODE, POR LEI, APLICAR AS PENALIDADES CABÌVEIS"
CABE AO POVO A RECIPROCIDADE DE MOSTRAR A ELES QUE TAMBÉM TEEM
DIREITOS E DEVERES (da Light)
É SEU DIREITO: RECEBER O PAGAMENTO DOS VALORES REFERENTES AO FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA ATÉ A DATA DO VENCIMENTO E PODER INTERROMPER O FORNECIMENTO SE NÃO RECEBER O DEVIDO VALOR"
É SEU DEVER: MANTER O FORNECIMENTO ESTÁVEL, SEM QUEDA CONSTANTE NO FORNECIMENTO; O ATENDIMENTO DE IMEDIATO ÁS RECLAMAÇÕES E NÃO DEIXAR O CONSUMIDOR OUVINDO PROPAGANDA ENGANOSA NO TELEFONE DURANTE UM TEMPO SUPERIOR A 30 SEGUNDOS; REPARAR DANOS CAUSADOS AO CLIENTE QUANDO OCORRIDO POR ALGUMA FALHA OU DEFEITO NA TRANSMISSÃO DE ENERGIA ATÉ O PONTO DE CONSUMO DO CLIENTE; MANTER TODA A GERAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E TRANSMISSÃO EM PERFEITO ESTADO DE CONSERVAÇÃO E FUNCIONAMENTO; MANTER O PREÇO DA TARIFA COM VALOR JUSTO NÃO VISANDO LUCROS EXORBITANTES E NEM REPASSAR OS CUSTOS DA MÁ ADMINISTRAÇÃO PARA O CLIENTE E ASSUMIR PUBLICAMENTE A CULPA PELA INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA.
SERÁ QUE A LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE É CAPAZ DE CUMPRIR OS SEUS DEVERES DA MESMA FORMA QUE COBRA DOS SEUS CLIENTES????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
SINDICATO DO POVO
UM GRITO PELO SEU DIREITO.
sindicatodopovo@ymail.com
http://www.sindicatodopovo.blogspot.com